Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Câmara de Lauro Müller convoca prefeita para esclarecer falta d’água no Guatá

Em entrevista, autor do requerimento, vereador Lindomar Cataneo, explica agravamento do problema e cobra soluções da gestão.

Por Ligado no Sul21/11/2024 10h00
Foto/Reprodução Youtube

Em uma medida inédita, a Câmara Municipal de Lauro Müller aprovou por unanimidade o requerimento nº 13/2024, apresentado pelo vereador Lindomar Cataneo (PSD), convocando a prefeita Saionara Bora (MDB) a prestar esclarecimentos sobre as interrupções no abastecimento de água no distrito de Guatá. A sessão ordinária está marcada para o dia 25 de novembro, às 19h.

Em entrevista ao Jornal da Guarujá, Cataneo justificou a convocação com base no artigo 33 da Lei Orgânica do município, que permite à Câmara chamar o chefe do Executivo para prestar informações. Segundo o vereador, a falta d’água tem gerado grande insatisfação na comunidade. “As interrupções no fornecimento de água no Guatá já existem há algumas gestões , mas nos últimos meses a situação se agravou. Ninguém melhor que a prefeita, que tem a caneta na mão, para explicar à população os investimentos feitos e o que será feito para resolver esse problema.”

O vereador destacou que parte da rede de abastecimento no Guatá foi renovada, mas ainda está longe de atender à demanda da comunidade. “Foram comprados cerca de 3.800 metros de canos novos nesta gestão, mas ainda faltam mais de 4 mil metros para que a rede atinja sua capacidade máxima e consiga levar a água até o centro de captação no quilômetro 12. Enquanto isso não for feito, essas interrupções vão continuar.”

Cataneo também explicou que, apesar de o município ter concessão com a Casan, o abastecimento do Guatá,é feito por uma rede municipal e gratuito. “Muita gente não sabe que essa parte do fornecimento não é responsabilidade da Casan. É uma rede municipal, então é o Executivo que precisa planejar e executar as melhorias necessárias.”

O parlamentar relatou que, como residente do Guatá, sente diretamente a pressão da comunidade. “As cobranças caem sobre os vereadores porque estamos mais próximos da população, mas é importante deixar claro que o Legislativo não tem a prerrogativa de executar obras. Nosso papel é fiscalizar e cobrar ações do Executivo, e foi isso que fizemos com o requerimento.”

Cataneo também anunciou que o deputado estadual Júlio Garcia (PSD) já garantiu recursos para a melhoria do sistema no próximo ano. “O deputado destinou R$ 100 mil para serem aplicados no abastecimento do Guatá e no centro de captação. Acredito que a nova gestão fará bom uso desse recurso para resolver a situação.”

A sessão do dia 25 será uma oportunidade para a prefeita Saionara Bora esclarecer os investimentos feitos na gestão e apresentar um planejamento para o abastecimento de água no distrito. A expectativa é que a comunidade receba respostas concretas sobre um problema que afeta diretamente sua qualidade de vida. “A população merece uma explicação e, mais que isso, soluções efetivas. Esse é o nosso compromisso como representantes do povo”, finalizou Cataneo.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS