Câmara instala CPI para investigar MST
No requerimento de criação da CPI do MST, parlamentares afirmam querer investigar o “real propósito (das invasões), assim como dos seus financiadores
A Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira , a comissão parlamentar de inquérito (CPI), para investigar a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
As CPI do MST terá 27 titulares e igual número de suplentes. Os membros serão designados pelos líderes partidários. A comissão tem poder de investigação semelhante às autoridades judiciais. Podendo convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos pelo voto da maioria dos integrantes.
MST
No requerimento de criação da CPI do MST, parlamentares afirmam querer investigar o “real propósito [das invasões], assim como dos seus financiadores”. Entre os titulares do colegiado há deputados de partidos como PP, PL, União Brasil, MDB, Republicanos, PSDB. Partidos de esquerda estão representados pelas deputadas do PSOL Sâmia Bomfim (SP) e Talíria Petrone (RJ).
A criação da CPI foi solicitada pelo deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS). Na avaliação do parlamentar, houve aumento de invasões desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
*Com informações Agência Brasil