Carbonífera Catarinense realiza palestra sobre Janeiro Branco e a Saúde Mental na empresa
Ação faz parte do principal pilar da organização: cuidar da saúde de seus profissionais.
Janeiro é o mês dedicado à conscientização a respeito da saúde mental, cada vez mais reconhecida como uma prioridade global de saúde.
A campanha Janeiro Branco, faz um alerta para os cuidados com a saúde mental da população, com ênfase na prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo e o segundo maior das Américas em depressão. No mundo, quase um bilhão de pessoas, incluindo adolescentes, vivem com algum transtorno mental.
Para chamar a atenção sobre o tema e reforçar a importância dos cuidados, a Carbonífera Catarinense promoveu nesta terça-feira, dia 31, a palestra “Janeiro Branco – Mais forte que a ansiedade”, com o psicólogo Rui Búrigo.
Psicólogo há 16 anos, Rui Búrigo sofria dos efeitos devastadores da ansiedade quando jovem, e chegou até a desenvolver TOC, Hipocondria e Síndrome do Pânico. Sem o prazer de viver e com uma forte crise de pânico dentro da sala da universidade, Rui teve uma epifania e precisou se tratar, entendendo, a partir daí, seu propósito de vida. Após refletir, ele chegou à conclusão de que deveria ajudar o máximo de pessoas possível que sofrem dessa doença.
Pensando nisso, o profissional escreveu a obra “Mais forte que a ansiedade”, tema que hoje também trabalha em suas palestras, sendo criador do método Ansiedade Zero (AZ), com mais de 2 mil alunos no Brasil e no mundo, ajudando pessoas que sofrem com transtornos de ansiedade, para que tenham mais paz e qualidade de vida.
Durante a palestra na Carbonífera Catarinense, Búrigo abordou um panorama da Saúde Mental e Ansiedade, bem como estratégias, caminhos e possibilidades de controle e tratamento, proporcionando uma vida mais feliz, organizada e produtiva.
“A principal coisa que precisamos sempre lembrar e entender é que não somos ansiosos, estamos ansiosos. Ser é diferente de estar. Por isso, precisamos entender o real motivo da nossa ansiedade e trabalhar nos 3 pilares: aceitar, querer e agir”, explica Rui.
Astrid Barato, administradora da Carbonífera Catarinense, enfatizou a preocupação da empresa com a saúde, física e mental, de seus profissionais. “As pessoas sempre serão nossa prioridade, nossa principal preocupação. Estaremos constantemente proporcionando ações como essa, para ver nosso time cada vez mais feliz e motivado, tanto na vida pessoal, quanto profissional”, declara Astrid.