Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Casa é atingida por descarga atmosférica em Criciúma

Por Ligado no Sul04/05/2023 08h14
Foto/Ilustrativa

Na noite de ontem, quarta-feira, 3, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma possível ocorrência de incêndio em uma residência. no bairro Monte Castelo.

Durante o deslocamento a guarnição foi informada que o fogo já havia sido extinto.

Ao chegarem no local os bombeiros encontraram o andar superior da residência parcialmente destruído devido a uma descarga atmosférica (raios).

A Defesa Civil e a Celesc foram acionadas para auxiliar no atendimento e uma lona foi utilizada para cobrir móveis que estavam no segundo andar.

O local foi isolado e o morador recebeu algumas informações sobre o ocorrido

O que são descargas atmosféricas?

De acordo o o site Mundo da elétrica, descarga atmosférica é definida na NBR 5419 (Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas) como uma descarga elétrica de origem atmosférica entre uma nuvem e a terra ou entre nuvens, consistindo em um ou mais impulsos de vários quiloampères. Para os leigos as descargas atmosférica seriam os raios, apesar de tecnicamente segunda a mesma norma o raio ser apenas um dos impulsos elétricos de uma descarga atmosférica para a terra.

O raio, que também pode ser chamado de relâmpago, é um fenômeno natural, é uma forma de percebermos a energia elétrica sendo manifestada em um efeito visível aos olhos de forma luminosa. A descarga atmosférica provoca uma corrente elétrica de imensa intensidade que ao longo do seu percurso ioniza o ar e cria um plasma que emite radiação eletromagnética, em parte sob forma de luz.

É interessante saber que não existem meios práticos (de acordo com normas vigentes) que impeçam a queda de uma descarga atmosférica sobre estruturas, edificações e equipamentos, sendo desta forma todas as soluções utilizadas em Sistemas de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA) formas de se amenizar o efeito possivelmente destruidor de uma destas descargas atmosféricas.

Devido a sua natureza devastadora a descarga atmosférica quando tem o ponto de impacto um ser humano, ou o ser humanos esteja nas proximidades de um ponto de impacto, haverá alta probabilidade  um eletrocutamento devido a passagem de corrente elétrica no corpo deste indivíduo o que acarretará serias lesões e provável morte devido as grandes correntes existentes em tais fenômenos naturais.

 

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS