Cidasc prorroga prazo para atualização do Cadastro Agropecuário
Produtores Rurais de Santa Catarina têm o prazo prorrogado até 31 de agosto
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) anunciou a prorrogação do prazo para que os produtores rurais do estado atualizem seus cadastros no Cadastro Agropecuário. Agora, os produtores têm até o dia 31 de agosto para realizar a atualização. O Cadastro Agropecuário, que anteriormente era atualizado principalmente pelos profissionais da Cidasc, agora oferece uma ferramenta que permite aos proprietários rurais realizar a atualização de forma conveniente, podendo ser feita em qualquer local, inclusive em suas próprias casas.
O Cadastro Agropecuário é um conjunto de informações essenciais para a organização de dados relacionados à sanidade agropecuária. Isso inclui cadastros de proprietários e produtores, estabelecimentos agropecuários e propriedades, bem como informações sobre o saldo de animais, entre outros aspectos relevantes.
A atualização do Cadastro Agropecuário é uma informação autodeclaratória na qual os produtores rurais indicam os tipos de produção agropecuária em suas propriedades, assim como a quantidade de animais de produção presentes. Essa atualização desempenha um papel fundamental na capacidade da Cidasc, o órgão oficial de Defesa Agropecuária do Estado, de combater doenças que causam prejuízos aos rebanhos de Santa Catarina. Através dessa atualização, é possível construir uma base de dados sólida que permite controles sanitários mais eficazes, monitoramento, planejamento de ações e formulação de políticas públicas de apoio ao setor agropecuário de Santa Catarina.
O prazo para a atualização do Cadastro Agropecuário, que é feita através da plataforma Conecta Cidasc, teve início em 30 de maio e estava previsto para encerrar em 30 de julho de 2023. A atualização é realizada pelo próprio proprietário de forma online, por meio do sistema Conecta Cidasc, acessível por meio de uma plataforma web no computador. O login utilizado é o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), e a senha utilizada é a mesma que já é usada no Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense (Sigen+).
“Contamos com o produtor para manter o cadastro de sua propriedade sempre atualizado de forma espontânea, seja on-line ou nos escritórios de atendimento à comunidade espalhados por todo o Estado”, enfatiza o diretor de Defesa Agropecuária da Cidasc, Diego Rodrigo Torres Severo.
Para atualizar o cadastro na Cidasc, basta acessar o link conecta.cidasc, preencher com o número do CPF, nome de usuário, senha do Sigen+ e clicar em “entrar”.
Durante a atualização, é necessário fornecer informações como dados pessoais, números de telefone comercial, residencial, celular e WhatsApp, além de e-mail. Além disso, os produtores devem informar se possuem ou trabalham em propriedades de criação de suínos, ovinos, caprinos ou bovinos localizadas fora de Santa Catarina.
As informações referentes às pessoas vinculadas à propriedade já estarão pré-preenchidas, cabendo ao proprietário verificar e corrigir detalhes como números de telefone e e-mails. Caso a pessoa possua ou trabalhe em propriedades de criação de animais fora do estado, é obrigatório informar durante o processo de atualização.
Para mais informações, acesse o site da Cidasc.