Comece pequeno. Por Vanessa Perin
Cada vez mais as pessoas sentem dificuldade na escrita, tanto ao escrever um retorno mais estruturado ao chefe quanto a uma “simples” mensagem de WhatsApp ao cliente.
A causa disso é a falta de confiança. Algumas pessoas sentem-se inseguras em suas habilidades de escrita, o que pode afetar na motivação e na disposição para escrever. O medo de cometer erros ou de ser julgado pode impedir uma evolução na escrita.
Levando isso em consideração, separei 5 passos para você, leitor, seguir e perder o medo de escrever. Confira:
1- Comece pequeno e pratique regularmente: comece escrevendo pequenos textos, como diários pessoais (mesmo que, a princípio, pareça algo “bobo”), resumos de livros ou filmes/séries a que você assistiu. Com o tempo, você vai ganhando confiança e vai se desafiando com projetos mais extensos e/ou complexos.
2- Leia. A leitura aprimora as habilidades de escrita e nos proporciona o famoso “ócio criativo”, ou seja, quando nos expomos a leituras variadas (de diferentes gêneros e autores), criamos um maior repertório, tanto cultural quanto de palavras.
3- Cometer erros faz parte do processo: a escrita é um processo contínuo de aprendizado e aperfeiçoamento. Continue praticando. Quanto mais treinamos, melhor escrevemos. Concentre-se em colocar suas ideias no papel e, posteriormente, revise o que escreveu.
Caso fique em dúvida em relação à escrita de alguma palavra, consulte o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa).
4- Peça retornos/opiniões sobre os seus textos: essa devolutiva pode ajudar a identificar áreas de melhoria (erros de ortografia e gramática, por exemplo).
5- Por último, mas logicamente não menos importante: a sua voz importa. Cada pessoa tem uma perspectiva única. Não se compare a ninguém. Acredite em sua capacidade de expressar suas ideias e compartilhar suas histórias. Sua voz é valiosa e merece ser ouvida.
Se você deseja um acompanhamento para aprimorar a sua escrita, conte comigo.
Contate-me pelo Instagram: @vanessaperinn .
Até a próxima semana! 🙂