Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Como aprender com os nossos erros? Por Roger Silva

Por Roger Silva03/11/2022 08h00

“A SABEDORIA NÃO VEM DO ACERTO, MAS DO SEU APRENDIZADO COM OS ERROS”.
Monja Coen

Milhares de pessoas deixam de arriscar por medo de errar. O receio de fazer escolhas que “podem ser equivocadas” bloqueia nossa razão, aflora nossa emoção e nos deixa indecisos para saber o quê, e como iremos fazer; e por consequência, não fazemos nada.

Aí depois disso surgem as lamentações e arrependimentos. “Mas eu devia ter feito. Arriscado. Porque não fiz? Porque fiquei com medo? Porque me bloqueei? ” E por aí vai. A lista pode ficar bem extensa.

O erro é fundamental para o nosso aprendizado e não para as nossas lamentações. Errar faz parte do processo de evolução e não serve de desculpas. Não pode existir nada que nos faça desistir. Os desafios surgem para serem superados. As palavras e pensamentos negativos não fazem parte da nossa vida.

Quando tomamos uma decisão, podemos ou não, conseguir aquilo que queremos. Se der certo, muitas vezes esquecemos de analisar o caminho percorrido e anotar tudo de positivo que aprendemos naquela situação. Deixamos de lado as outras possíveis soluções que poderíamos ter escolhido. Será que não tinha um outro jeito melhor para fazer? Algo que eu poderia consertar ou pensar de outra maneira?

“Ah! Deu certo. Isso é o que importa. Se acontecer de novo, eu penso em como vou fazer.”

Mas se a nossa escolha for equivocada, não conseguirmos o que queríamos ou deu tudo errado, aí precisamos revisar tudo o que fizemos, passo a passo e aprender com esses erros e não repeti-los.

Nesse estágio devemos fazer uma lista com as oportunidades de melhoria, e isso deve ser feito de maneira contínua. Melhorar, aprimorar, transformar, sempre.

Devemos ter sempre em mente que tudo pode ser feito de uma maneira melhor, se tivermos melhores condições; como diz o filósofo, Mario Sergio Cortella.

Muitas vezes ficamos acomodados quando acertamos, em contrapartida, o(s) erro(s) incomodam, nos deixam inquietos e acaba nos incentivando a tomarmos ações, buscarmos mudanças, superação e consequentemente, conquistas.

É nesse momento que descobrimos o tamanho da nossa força, da nossa vontade, da nossa inspiração. E essa inspiração nos motiva a sermos melhores e conquistarmos nossos objetivos.

Nossos olhos brilham, iluminados pelo nosso propósito.

Desperte sua coragem para evoluir e aprender todos os dias.

Até a próxima!

Roger Silva
Palestrante, Podcaster e Consultor em Treinamentos Corporativos Experenciais

Fale comigo: [email protected]
www.rogersilva.com.br
Instagram: @rogersilva_td
Podcast: Despertando Insights

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS