Copa do Mundo: governo define como será o expediente nos dias de jogos do Brasil
Regra vale para servidores públicos
Às vésperas do início da Copa do Mundo no Catar, no próximo domingo, dia 20, o Ministério da Economia definiu as regras de funcionamento das repartições públicas e as orientações para o regime de trabalho dos servidores em dias de jogo do Brasil.
Segundo orientações publicadas no Diário Oficial da União (DOU), não haverá expediente nos dias em que o Brasil entrar em campo até às 12h pela Copa do Mundo.
Entretanto, nos dois outros horários possíveis para jogos da Seleção Brasileira, haverá expediente, mas em regime de trabalho reduzido. Dessa forma, nos dias em que o Brasil entrar em campo às 13h, os servidores serão liberados às 11h. E nos dias em que a Seleção entrar em campo às 16h, o fim do expediente será 14h.
As regras se estendem a todos os servidores e empregados públicos, sejam eles efetivos, contratados ou temporários, além dos estagiários. Além disso, a portaria publicada ainda prevê a compensação do período de horas não trabalhadas entre os dias 1º de dezembro de 2022 e 31 de maio de 2023.
Ainda de acordo com o documento, “o agente público que não compensar as horas usufruídas sofrerá desconto na sua remuneração, proporcionalmente às horas não compensadas”.
Por fim, os órgãos deverão se manter em funcionamento de modo a possibilitar àqueles servidores que optarem pela não-liberação o cumprimento de sua carga horária para que não ocorra a necessidade de recomposições futuras.
Os jogos do Brasil na Copa do Mundo
Cabeça de chave do Grupo G, o Brasil fará a sua estreia no quinto dia da Copa do Mundo. Assim, os brasileiros entram em campo na quinta-feira, dia 24, às 16h, contra a Sérvia.
Ainda na primeira fase, a Canarinha volta a campo mais duas vezes. Na segunda-feira, 28, às 13h encara a Suíça. Por fim, no último jogo da fase de grupos, enfrenta a Seleção de Camarões, no dia 2 de dezembro, às 16h.
Assim, caso se classifique em 1º ou 2º da sua chave, os brasileiros ganham acesso ao mata-mata e, nesta ocasião, devem voltar a campo no dia 6 de dezembro, com horário ainda a ser definido.