Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Diocese de Tubarão emite mensagem de Natal com convite à peregrinação no Ano Jubilar**

Por Ligado no Sul25/12/2024 11h00
Foto/Diocese de Tubarão

A Diocese de Tubarão publicou uma mensagem de Natal assinada pelo bispo diocesano, Dom Adilson Pedro Busin, que convida todos os fiéis a vivenciarem o Ano Santo de 2025 com peregrinações de fé e esperança, guiados pela Luz de Cristo. A mensagem destaca o significado do nascimento de Jesus, e a oportunidade única de celebrar este evento, iniciando um período de reconciliação, conversão e renovação espiritual. Além disso, o bispo convoca os fiéis a participarem das celebrações do Jubileu e a viverem intensamente este tempo de graça, com peregrinações em locais especiais da Diocese. Confira a carta de Natal na íntegra:

NATAL 2024 PEREGRINOS SOB A LUZ DO SALVADOR
“Eis que a estrela que tinham visto no céu surgir, ia à sua frente até que parou sobre o
lugar onde se encontrava o menino” (Mt 2, 9)

Celebramos o NATAL de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Nesta data, o Papa Francisco abre a Porta Santa do Jubileu da Igreja, em Roma. Com o lema: “Peregrinos da Esperança”, Francisco nos convida a caminhar com o coração alegre e com o olhar altaneiro sob a Luz do Senhor. Na imagem dos pastores e dos reis magos, somos convidados a ir ao encontro do Salvador e adorar o Príncipe da Paz. A esperança não confunde!

Entrando na cena do nascimento do Menino Deus, temos a inspiração dos reis magos que, de longe, deixaram-se guiar pela luz. Nada os impediu de encontrar esta Luz, nem a maldade de uma astúcia fracassada de Herodes. Eles encontram a Luz: “Viram o menino com Maria sua mãe” (Mt 9, 10) e seguem Seu caminho.
Nós também, a exemplo dos reis magos, somos guiados por esta Luz. Ela indica por onde ir e como caminhar. A esperança que movia os magos levou-os a caminhar, procurar e encontrar o Menino. Prostram-se e o adoraram!

Celebrar o Natal é celebrar a Luz que orienta a Igreja e cada pessoa no caminho da história. José e Maria peregrinaram para Belém. Os pastores e os reis magos foram ver o Menino. Também nós somos convidados a ir até a manjedoura para encontrarmo-nos com o Deus que se fez carne e habitou no meio de nós. Ele é a Luz. Ele é a Esperança.

Para o cristão, a Luz tem rosto, lugar e tempo: é Jesus Cristo, Filho de Deus que se encarna no seio da família de Nazaré. É Luz que brilha nas trevas. Ele é a promessa e a profecia que se cumpre. “Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2, 11). Céus e Terra cantam de júbilo.

Entramos num ano especial. Para a Igreja Católica, o Jubileu é o ano da remissão dos pecados, da reconciliação, da conversão e da penitência sacramental. Chamado também de Ano Santo, é o período durante o qual o Papa concede indulgência plenária aos fiéis que se dirigem a Roma e cumprem particulares práticas religiosas: passar a Porta Santa, confessar-se, comungar, rezar e cumprir obras de piedade, de misericórdia e penitência. As portas santas são as das Basílicas Maiores em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo fora dos muros. O Papa Francisco acrescentou uma Porta Santa no cárcere de Rabibbia também em Roma.

Os bispos em suas dioceses podem estabelecer lugares para que durante o ano do Jubileu, os fiéis possam peregrinar e viver o Jubileu. Na Diocese de Tubarão são três lugares onde os fiéis são convidados a peregrinar durante este ano: Santuário da Beata Albertina em São Luíz – Vargem do Cedro; Santuário Sagrado Coração de Jesus – Gravatal e a Catedral Diocesana (assim que for reaberta). A peregrinação pode ser feita de forma pessoal ou em comunidade. As paróquias podem organizar suas peregrinações.

Além do Ano Jubilar, teremos a celebração dos 70 anos da criação e instalação de nossa Diocese Nossa Senhora da Piedade. Datas importantes: dia 28 de dezembro de 2024, às 19h30, em Laguna, teremos a abertura das comemorações dos 70 anos da Diocese; dia 04 de abril, acontecerá o jubileu dos enfermos em todas as paróquias; dia 17 de agosto, a concentração e celebração com todas as paróquias, na Arena Multiuso em Tubarão.

Todas as comunidades e todos os fiéis católicos são convidados a viver intensamente este Ano Santo. É um tempo de Graça e de encontro com o Senhor. Não pode ser um ano qualquer. Celebrar os 2025 anos do nascimento de Nosso Jesus será oportunidade única de se aproximar do amor de Deus e viver com júbilo seu grande amor pela humanidade. O Jubileu nos recorda o amor de Deus e seu chamado à vida plena. Sua Luz guia nosso caminhar. Somos Igreja Peregrina da Esperança à pátria definitiva, a Jerusalém celeste.

Abençoado, santo e feliz NATAL e que 2025 seja um Ano Santo!

Dom Adilson Pedro Busin, CS.
Bispo Diocesano

1
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS