Eleição da OAB Orleans e Lauro Müller terá chapa única liderada por Vanessa Zomer
Em entrevista, o atual presidente da OAB Orleans, Ramirez Zomer, fala sobre o novo processo de eleição.
A eleição para a nova diretoria da subseção da OAB de Orleans e Lauro Müller será realizada com chapa única, liderada por Vanessa Zomer como presidente, seguida por Michele Barreto (vice-presidente), Gian Filippe Bastos Bianco (secretário-geral), Jonas Novaski dos Santos (secretário adjunto), Vanusa Fachin Ferreira (tesoureira), Yara Regina Martins (delegada) e Beatriz Volpato de Alcântara Rodrigues (delegada adjunta). Essa decisão de chapa única foi fruto de consenso entre pré-candidatos e reafirma a representatividade e coesão da subseção.
Em entrevista ao Jornal da Guarujá, Ramirez Zomer, atual presidente da OAB em Orleans, comentou: “Tivemos algumas pré-candidatas interessadas em concorrer ao cargo de presidentes da nossa subseção. E depois de muitas conversas, de concessões recíprocas, de todas as pré-candidatas, conseguimos consensuar e fechar uma chapa única para a subseção de Orleans, que envolve também a cidade de Lauro Müller”. Zomer também destacou o papel fundamental da OAB, ressaltando que “é um instrumento de defesa da cidadania, não apenas como um órgão de classe do próprio advogado, mas também representa toda a população perante os poderes constituídos”.
As eleições estão marcadas para o dia 22 de novembro, das 9h às 17h, e serão totalmente online. “Esse ano, nós temos mais uma novidade na OAB: a eleição aqui em Santa Catarina será 100% online. Então, não precisa se deslocar a nenhum local; de casa eu consigo votar, em qualquer lugar do mundo”, explicou Zomer. Para votar, os advogados deverão utilizar sua credencial, que possui um código de verificação de segurança essencial para a autenticação.
A posse de Vanessa Zomer ocorrerá a partir de 1º de janeiro, com a solenidade oficial possivelmente agendada entre janeiro e fevereiro, conforme cronograma da seccional estadual em Florianópolis. Questionado sobre a avaliação de sua gestão, Zomer afirmou: “Acredito que entregamos aqui para a subseção diversas conquistas. Nós conseguimos uma sala nova onde construímos a nossa sede própria e, dentro dela, também montamos um escritório compartilhado, uma modalidade de co-working muito utilizada pela jovem advocacia”. Ele acrescentou ainda a criação de uma sala na delegacia de polícia para o projeto “OAB por Elas”, que presta assistência jurídica a mulheres vítimas de violência doméstica, além de conquistas no diálogo com o poder executivo de Lauro Müller para a isenção do pagamento do alvará.
Confira entrevista completa