Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Hospital Veterinário do Unibave completa 12 anos de fundação e recebe novos equipamentos

Por Ligado no Sul13/12/2024 09h00

Nessa quinta-feira, dia 12, o Hospital Veterinário do Unibave (HVU), localizado em Orleans, completou 12 anos de fundação. Para celebrar a data de uma das mantidas da Febave e o principal equipamento do curso de Medicina de Veterinária do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), a direção e a reitoria organizaram uma confraternização com bolo e salgadinhos. O evento contou com a visita do deputado estadual Thiago Zilli, que acompanhou a entrega dos novos equipamentos adquiridos por meio de uma emenda parlamentar do seu gabinete, no valor de R$ 200 mil.

O reitor do Unibave, o médico veterinário Guilherme Valente de Souza, agradeceu a visita do deputado e a destinação da emenda, destacando que o Hospital é essencial tanto para a formação dos acadêmicos quanto para o atendimento à comunidade. Segundo o reitor, a Instituição recebe alunos de cerca de 20 municípios da região de Orleans, além de estudantes de outros estados. “Tenho certeza que cada um que está aqui, fez e está fazendo a sua parte”, afirmou o reitor, que também agradeceu a presença dos vereadores que prestigiaram a visita.

O deputado Thiago Zilli destacou a importância da visita e o impacto positivo do hospital. “Tivemos uma aula. Foi importante conhecer algo que não faz parte do nosso dia a dia, mas que tem grande relevância para a comunidade”, afirmou. Ele também agradeceu aos responsáveis pelo pedido da emenda, como o prefeito e os vereadores presentes. “Pode ter certeza de que vamos sair daqui falando bem e continuaremos sendo parceiros”, declarou o parlamentar.

A diretora do HVU, Lívia Gonçalves Valente, que trabalha na instituição há 15, sendo 12 anos a frente do Hospital. Celebrou o marco e sua participação na história do HVU desde a fundação. “Eram sonhos e planos de construção. Hoje, vemos tudo concretizado, com tantas pessoas abraçando a nossa causa. Comprometo-me, junto com meus colegas de jornada, a fazer ótimo uso de todos os equipamentos adquiridos”, prometeu Livia.

Novos equipamentos

Os novos equipamentos têm como objetivo proporcionar mais qualidade na formação acadêmica e nos serviços prestados pelo HVU. Entre os itens adquiridos estão:
* Aparelho de anestesia inalatória com ventilação mecânica;
* Incubadora pet;
* Monitor multiparamétrico com capnógrafo;
* Microscópio com cabeçotes múltiplos, permitindo que o professor observe as amostras junto com até quatro alunos simultaneamente.

Autoridades

Ainda estiveram presentes os vereadores eleitos Maiara Dal Ponte Martins e Dovagner Baschirotto, e o vereador e ex-secretário de Agricultura, Luiz Cristovão Crocetta. Autoridades acadêmicas do Unibave também estiveram prestigiando a cerimônia, como o pró-reitor Acadêmico, Leonardo de Paula Martins; o pró-reitor Administrativo e Inovação, Dimas Ailton Rocha; a diretora de Cultura e Eventos, Edina Furlan Rampineli; a coordenadora do curso de Psicologia, Vandreça Vigarani Durigon; e o coordenador do curso de Direito e procurador jurídico, Pedro Zilli Neto.

Sobre o HVU

O HVU foi o primeiro hospital veterinário do Sul de Santa Catarina e hoje é referência no atendimento tanto para pequenos, quanto para grandes animais, para consultas, exames e cirurgias. Hoje o HVU tem convênios com as prefeituras dos municípios de Lauro Müller, São Ludgero, Cocal de Sul, Orleans e Grão Pará, além de atendimento à comunidade.

A diretora do HVU, Lívia Gonçalves Valente, lembra que o equipamento foi empenho de muitas pessoas. “Quando foi fundado, o objetivo inicial era fazer parte do curso de Medicina Veterinária. Mas agora ele faz parte da região, referenciado pelos nossos projetos de termo de cooperação técnica com os municípios. Os profissionais que estudaram na instituição, agora estão trabalhando e encaminham pacientes para nós”, comentou a professora.
Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária e hoje reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, o espaço é de suma importância para a formação dos acadêmicos, sendo o principal laboratório de formação profissional para o curso.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS