Imposto de Renda: Prazo está acabando; o que acontece se não declarar? Por Milena Flor
O período de declaração do Imposto de Renda de 2023 está chegando ao fim, sendo que prazo para acertar as contas com o Leão vai até o dia 31 de maio. Ou seja, os contribuintes só têm mais 3 dias para entregar a declaração à Receita Federal.
Não é recomendado deixar esse prazo passar. Isso porque quem não entrega a declaração do Imposto de Renda está sujeito a penalidades que vão desde multa até prisão por sonegação fiscal. Além disso, o CPF do contribuinte pode ser classificado como em situação irregular.
Se você não tem imposto a pagar e ainda assim não fizer a declaração, a multa é de, no mínimo, R$165,74. Agora, aqueles que precisam pagar o imposto e perdem o prazo, precisam enfrentar uma multa começa em 1% por mês em cima do valor e pode chegar a 20% do valor do IR.
O contribuinte ainda corre o risco de cair na malha fina e ainda ficar com o CPF irregular. Nesse caso, a pessoa fica impedida de tirar passaporte; fazer movimentações financeiras; obter crédito; e assumir cargos públicos.
Em casos de valores altos e dependendo da situação, o contribuinte pode ser acusado de sonegação fiscal.
Fique atento ao prazo final da declaração do imposto de renda.
Abraços
Milena Flor – Sócia e Proprietária Countex Contabilidade