Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Jovem talento de São Ludgero conquista prata na maior competição de matemática do mundo

Arthur Von Kemper Schwinden, 11 anos, integrou a Seleção Brasileira e brilhou no World Mathematics Team Competition, realizado em Doha, Catar.

Por Ligado no Sul04/12/2024 10h30

Uma ótima notícia para São Ludgero, Santa Catarina e o Brasil. O menino Arthur Von Kemper Schwinden, 11 anos, integrou a Seleção Brasileira de Matemática e conquistou prata ao participar de um dos campeonatos mais difíceis do mundo de matemática, o World Mathematics Team Competition (WMTC), realizado em Doha, Catar, no final de semana. A premiação aconteceu domingo, 1º de dezembro. Os pais, Vanessa Kemper e Rafael Lacerda Schwinden, informam que Arthur sempre foi apaixonado por cálculos e futebol. Ele frequenta a Escola de Futebol de Campo, do professor Thiago Claudino, mantida pela Gestão Municipal de São Ludgero, e estuda no Colégio Radiar, em Braço do Norte. Arthur está em Catar, acompanhado do pai, e a previsão de chegada a São Ludgero é para esta quarta-feira (4).

Segundo os pais Vanessa e Rafael participar do World Mathematics Team Competition (WMTC), considerada a maior e mais difícil competição de matemática mundial, onde praticamente todos os países Asiáticos, Europeus e Estados Unidos disputam, sendo os grandes desafios a China, Coréia e Bulgária, era um sonho e uma vontade de Arthur. “Estamos felizes e sempre incentivamos o Arthur em relação ao mundo dos cálculos e do esporte. A professora do Arthur, Ariane Ascari, foi quem sempre o ajudou devido a complexidade do conteúdo, incentivando e transcrevendo muitas vezes provas em outras línguas para solução dos problemas”.

Aos 5 anos, Arthur foi diagnosticado com superdotação e logo se tornou membro da Mensa Internacional, a maior e mais antiga sociedade de alto QI do mundo. Desde então, suas participações em competições têm sido marcadas por vitórias, como nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), onde conquistou a medalha de ouro em 2023. “Arthur tem uma curiosidade enorme e um interesse genuíno por todos os assuntos que o cercam”, destaca Vanessa.

Em 2023 os pais perceberam que a vontade de Arthur cresceu pelos desafios ao ser ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). “Então, vendo o potencial e interesse do Arthur nestes desafios, fizemos a inscrição no World Mathematics Team Competition. A fase a qual selecionou os melhores alunos brasileiros foi em Campinas/SP, em agosto deste ano e ele foi bem na sua categoria, ficando com o ouro. Sendo assim, selecionado para o grande evento mundial e para integrar a Seleção Brasileira”, explica a mãe. Ela completa que nos três meses de preparação, e para fins de treino em provas internacionais, Arthur participou da Copernicus Olympiad, uma competição internacional de renome mundial, em Ciência Naturais, atingindo a pontuação para a etapa global e sendo convidado para participar da final em Houston/EUA em janeiro de 2025. “Já em outubro, fez a American Math Olympiad (Amo), Olimpíada de Matemática dos Estados Unidos da América, competição altamente seletiva do ensino fundamental e médio e novamente foi medalhista atingindo prata, sendo selecionado para as finais em Cingapura e Turquia também no ano de 2025”, completa.

O professor de Futebol de Campo de Arthur, Thiago Claudino, diz que ele atua na posição de goleiro, está desenvolvendo seu potencial, é respeitoso e amigo de todos. “Um atleta dedicado e empenhado. Quando não vem com as luvas, se adapta na linha como um bom zagueiro. De fato ele é muito inteligente”, enfatiza o professor.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS