Mesmo com breve trégua, solo encharcado mantém ameaça de deslizamentos
Defesa Civil prevê novo período chuvoso no estado
Apesar de uma breve pausa na precipitação, a Defesa Civil de Santa Catarina permanece em alerta máximo devido ao alto risco de deslizamentos, motivado pelos volumes de chuva acumulados nos últimos dias, que mantêm o solo completamente encharcado. O diretor de gestão de desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, Coronel César Nunes, faz uma análise sobre a situação.
“Do ponto de vista meteorológico, sim. Do ponto de vista de deslizamentos, coamento de água, ainda não. Outras regiões podem ser alagadas, e nesse momento, no término do segundo ciclo, diziam assim, não, tá tudo bem. Não, nada foi desmobilizado, nem o cuidado foi descartado, e não temos a terceira etapa ainda que vai aí na terça, quarta e quinta ainda a saber. Nem uma expectativa positiva ainda, porque nós vamos completar praticamente aí quase dez dias de efetivo impacto, então vai ser prolongado aí.”
O geólogo da Defesa Civil, Matheus Klein Flach , também enfatizou o risco iminente de novas ocorrências devido ao excesso de água no solo.
“Tivemos ocorrências de deslizamentos em todas as regiões de Santa Catarina, desde o oeste até o Planalto Norte, Vale Itajaí e Litoral Sul. O solo está bem encharcado mesmo, mesmo que a chuva cesse, os riscos de deslizamento continuam pelos próximos dias, justamente porque, com a mudança de panorama, o solo muito encharcado tende a continuar essa movimentação.”
Klein Flach também recomendou que os moradores fiquem atentos aos sinais de deslizamentos, como fraturas nas paredes das casas, fraturas no solo e água suja escorrendo pelas encostas. Em caso de observação desses sinais, ele instou as pessoas a procurarem um local seguro e buscar orientação da Defesa Civil, dos Bombeiros e da Polícia Militar.
Apesar da trégua temporária na chuva, a meteorologista da Defesa Civil Catarinense, Elen Pelissaro, alertou para o retorno da precipitação nos próximos dias.
“Na terça-feira, o tempo permanecerá firme em Santa Catarina, exceto nas regiões litorâneas, onde há maior nebulosidade e a possibilidade de chuviscos devido à circulação marítima. Na quarta-feira, a formação de uma frente fria provocará chuvas em todo o estado, com condições para temporais em todas as regiões, especialmente na metade norte de Santa Catarina.”
A meteorologista também destacou que as chuvas devem iniciar na manhã de quarta-feira nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e se estender até a noite de quinta-feira. Contudo, na madrugada de sexta-feira, um sistema de alta pressão deverá trazer tempo firme de volta ao estado.
Em casos de emergência em Santa Catarina, a população pode ligar para os números de emergência 199 ou 193.
*Com informações Acaert