Notícias de Criciúma. Por Janine Limas
Caçador de Cometas
No século 18, o astrônomo francês Charles Messier, ficou conhecido como caçador de cometas. Ele criou o que ficou conhecido como o Catálogo Messier, uma lista com 110 objetos de céu profundo que não eram de interesse dos antigos caçadores de cometa, mas que são considerados um importante tesouro para os astrônomos amadores de hoje.
Em Criciúma, também será possível caçar cometas durante o final de semana. O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc2está organizando, uma caçada ao ‘Cometa Verde’. O evento é gratuito, e as práticas de observação nos telescópios do parque ocorrerão de quinta-feira (9) a domingo (12), a partir das 20h. Os visitantes serão recepcionados em uma palestra chamada ‘Cometas, os viajantes congelados do espaço’ e, logo em seguida, serão direcionados aos telescópios para dar início a caçada. Bora para o parque!
Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
A Ciência está em todas as áreas do conhecimento, e presente em nosso dia a dia, no entanto muitas vezes nem percebemos que tudo ao nosso redor é ciência. O grande propósito da pesquisa científica é produzir conhecimento e contribuir para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social e cultural.
Neste sábado, dia 11, comemora-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A Unesc, tem um time feminino de pesquisadoras formado por 31 profissionais divididas em diferentes áreas do conhecimento. Enquanto trabalhei na Unesc, conheci muitas dessas pesquisadoras, professoras e acadêmicas, algumas dessas no início da graduação, já apaixonadas e empenhadas em estudos científicos de grande importância e relevância.
Contar com uma equipe de mulheres engajadas na pesquisa e servir de inspiração para que meninas sonhem também com esta oportunidade de desbravar o conhecimento por meio da ciência, para a reitora da Universidade Luciane Ceretta, é motivo de muito orgulho e admiração. “A Unesc, ao longo dos seus 55 anos, tem investido em ciência e pesquisa como importantes estratégias para promover o desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas. Contar com mulheres dedicadas, talentosas e referências em suas áreas de atuação reforça esse nosso trabalho e nos enche de orgulho por saber que nós pesquisadoras, além do contato direto com alunos e orientandos, temos a responsabilidade de inspirar e abrir portas para novos pesquisadores para o nosso cenário da ciência”, aponta.
Parabéns a todas as mulheres que se destacam no cenário científico!