Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Nova letra e música para o hino de SC: Deputado Ivan Naatz explica projeto de reforma

Proposta busca selecionar letra e melodia que representem a identidade catarinense; iniciativa deve envolver participação popular em votação democrática

Por Ligado no Sul08/11/2024 09h30
Foto/Ilustrativa

Nesta sexta-feira (8), o deputado estadual Ivan Naatz (PL) trouxe novas informações sobre sua proposta de emenda constitucional em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), que visa alterar o hino do Estado. Em conversa com o Jornal da Guarujá, o parlamentar destacou que a matéria busca promover um concurso público para selecionar uma nova letra e música que representem a identidade catarinense. Naatz, que já havia detalhado o projeto em uma entrevista concedida em 2023, voltou ao tema para esclarecer o andamento da proposta e ressaltar sua importância cultural.

O parlamentar relembrou que o hino atual, com mais de 140 anos, não possui uma conexão direta com Santa Catarina, tendo sido originalmente escrito com um propósito nacional. “O hino que temos em Santa Catarina foi composto para ser o hino nacional e fala sobre a separação do Brasil e Portugal. Ele não menciona o Estado e não tem elementos que nos representem”, explicou Naatz. “Caiu nas algemas do escravo, mas o escravo de que fala é o Brasil, que estava sob domínio de Portugal. Então, quando cantamos o hino, não encontramos nossa identidade como catarinenses.”

A proposta já passou pelas comissões da ALESC e agora aguarda votação em plenário para a admissibilidade. Segundo o deputado, a tramitação do projeto tem avançado, mas o período eleitoral dificultou o quórum necessário. “Com o fim das eleições, esperamos concluir a votação no plenário. Esse tema vem sendo discutido na ALESC há anos, e hoje há um consenso maior sobre a importância de um hino que reflita a nossa cultura”, afirmou.

Naatz enfatizou que o concurso será uma celebração democrática e cívica. “Será uma festa de democracia. Vamos envolver a população na escolha, com uma votação popular das três melhores propostas. Será um movimento cívico, patriótico, onde todos terão a oportunidade de participar”, acrescentou. O deputado explicou ainda que o objetivo da PEC é permitir a realização do concurso e não definir a mudança do hino em si, decisão que caberá ao resultado do processo seletivo.

A iniciativa já conta com o apoio de figuras culturais importantes, como a Orquestra Filarmônica de Santa Catarina, além de diversos historiadores, escritores e músicos locais. Para Naatz, a criação de um novo hino representa uma maneira de fortalecer a cidadania e a identidade do Estado. “Muita gente acha que há temas mais urgentes, como saúde e segurança. Mas temos tempo para tratar de tudo, inclusive da cidadania. E isso também importa”, concluiu o deputado.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS