Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

O silêncio comunica, Por Lúcia Burigo

Por Lúcia Búrigo04/11/2022 15h17

Num cenário onde tudo comunica, avaliando de zero a dez, qual o valor que você atribui a comunicação? Se a pontuação escolhida foi alta, a sua ponderação faz sentido, porque sem dúvida, que a comunicação é uma habilidade poderosa que pode mudar destinos. E se tudo o que se faz expressa algo, o silêncio também fala. Não expressar verbalmente também é uma forma de dizer ou demonstrar posições ao outro. Às vezes, ele é mais veemente do que mil palavras.

Porém, o silêncio depende muito da interpretação de quem recebe a mensagem e há muita margem para diferentes entendimentos e, inclusive, equívocos. Quando essa questão é trazida para o universo corporativo, confusão a vista. A comunicação de uma liderança, no ambiente organizacional, deve ser sempre clara e objetiva, de modo que a equipe saiba para onde seguir.

Aliás, é fundamental dizer que é mais fácil mobilizar uma equipe em torno de um único objetivo em comum do que dividir sua atenção, com uma lista de objetivos diversos. E mais do que isto, quando este objetivo é tangível, com uma meta clara, incluindo o prazo para que aconteça o desejado e quais os marcos que evidenciarão de que se está chegando lá, tudo se ilumina. Sem esses marcos a equipe fica sem saber se o seu esforço está sendo válido, o que às vezes, causa frustração e desmotiva.

Como bem diz Carmine Gallo, no seu livro Comunicação Cinco Estrelas: “Hoje em dia, não dá para liderar sem seguidores inspirados” e para inspirar e persuadir é preciso trazer a emoção para a forma de comunicar. Essa é cadência perfeita, esclarecer, empolgar e inspirar. Portanto, junte os aspectos anteriormente mencionados com ingredientes emocionais e você terá uma comunicação potente e transformadora.

Lúcia Búrigo – Sócia da Bossa Experiências Criativas, profissional de marketing e comunicação.

Imagem – https://unsplash.com/@linkedinsalesnavigator 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS