Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Óbitos por afogamento acendem alerta sobre os cuidados no ambiente aquático durante o verão

O atendimento nas cinco praias do Extremo Sul segue, pelo menos, até abril

Por Ligado no Sul04/01/2023 08h10

A temperatura alta e sol, aliados com a virada de ano, atraíram milhares de pessoas para os balneários da Região Sul e Extremo Sul durante o fim de semana. Foram mais de 125 mil prevenções realizadas pela corporação, desde o início da temporada, porém, ainda assim, duas mortes por afogamentos foram registradas e, com isso, acende o alerta no 4º Batalhão de Bombeiros Militar, para que as pessoas procurem locais com o serviço de guarda-vidas.

Nos mais de 80 quilômetros de responsabilidade do 4º BBM, entre o Balneário Rincão e Passo de Torres, são 82 postos ativados com guarda-vidas militares e civis, resultando em um trabalho de mais de 200 pessoas. “Nós estamos preparados para a temporada com todos os nossos guarda-vidas treinados e orientados para que foquem na prevenção, chamem a atenção dos banhistas, evitando um acidente maior”, explica o subcomandante, major BM Renan Silvério da Rosa Fernandes.

A orientação é que o banhista, ao chegar na praia, observe as condições do mar através da bandeira exposta no posto de guarda-vidas. Além disso, se ainda houver dúvida, o guarda-vidas irá indicar o local mais adequado para o banho de mar.

Ainda segundo o subcomandante, major Fernandes, existem outras prevenções que podem evitar um acidente maior. “Sempre importante que o banhista fique próximo ao local guarnecido. Respeite a orientação do guarda-vidas e, mesmo que saiba nadar, respeite o ambiente aquático, ficando com a água na altura do umbigo. Outro ponto muito importante é não adentrar ao meio aquático depois de realizar a ingestão de bebidas alcoólicas, pois muitos afogamentos ocorrem desta forma.”, afirma.

Vale ressaltar que, referente aos afogamentos registrados na área do 4º BBM, um relatório de investigação será instaurado para averiguar as causas. O atendimento de prevenção e salvamento nas cinco praias do Extremo Sul segue, pelo menos, até abril, dependendo das condições climáticas.

 

Confira algumas importantes orientações:

 

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS