Operação Alerta Vermelho: Bombeiros Militares visitam residências e alertam sobre uso de equipamentos nas cozinhas
Grande parte dos incêndios em residências poderiam ter sido evitados com adoção de medidas de prevenção
Grande parte dos incêndios atendidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) ocorrem em ambientes domésticos e, muitas vezes, poderiam ter sido evitados com a adoção de medidas de prevenção adequadas.
É fundamental saber como agir em caso de um princípio de incêndio para evitar que ele se transforme em um incêndio generalizado, causando danos humanos e/ou materiais significativos.
Com o objetivo de conscientizar a população e analisar pontos vulneráveis relacionados ao uso de coifas, exaustores e gás de cozinha em residências, o Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina realiza a Operação Alerta Vermelho, que ocorre entre os dias 26 de junho e 2 de julho.
Durante essa semana, bombeiros militares e comunitários, devidamente uniformizados, visitam residências para fornecer orientações sobre o uso adequado dos equipamentos, verificar a validade das mangueiras utilizadas na instalação do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), entregar panfletos com dicas de segurança e oferecer informações sobre prevenção de incêndios.
É importante destacar que o CBMSC não realiza manutenções ou trocas de equipamentos durante essas visitas, e todas as atividades oferecidas são gratuitas.
Essa operação é realizada em comemoração à Semana de Prevenção Contra Incêndio e ao Dia do Bombeiro Brasileiro, celebrado em 2 de julho, reforçando a importância da prevenção e conscientização sobre incêndios.