Orleans participa do 5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes
Pela implantação das câmeras de videomonitoramento, Jorge Luiz Koch, ganhará o título de Prefeito Inovador 2022.
Os próximos dias 17 e 18 de novembro (quinta e sexta-feira) acontecerá Balneário Camboriú, o 5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, principal encontro estadual para Prefeituras direcionado para discutir soluções inovadoras na gestão municipal. O Congresso, no Centro de Eventos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e conta com o apoio da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), associações regionais de municípios, Univali e Prefeitura de Balneário Camboriú.
Durante o encontro, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2022 e desta vez, o Prefeito de Orleans e Presidente da FECAM, Jorge Luiz Koch, é um dos selecionados pela implantação de câmeras de videomonitoramento no município. “Receber este reconhecimento só chancela que que estamos no caminho certo, junto com a nossa administração e equipe de infraestrutura”, diz.
Prefeitos, gestores e servidores municipais de Santa Catarina e de outros quatro Estados estarão presentes e tratarão sobre diversas tecnologias que visam melhorar a eficiência do serviço prestado à população, bem ao estilo que é recomendado na Carta Brasileira de Cidades Inteligentes onde todo o município catarinense seja inteligente e sustentável.
Entre os objetivos do encontro, estão a troca de experiências, tendências na governança pública, transformação digital, entre outros.
Vale lembrar que o evento traz as ações desenvolvidas por diversas prefeituras como da cidade sede, Balneário Camboriú, Brusque, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Londrina (PR), Palhoça, Santo Ângelo (RS), Campo Grande (MS) e a primeira cidade inteligente brasileira com certificação ISO, São José dos Campos (SP). O gerente de Projetos na Secretaria de Telecomunicações (SETEL) do Ministério das Comunicações, Hélio Fonseca, também fala sobre o andamento da implantação do 5G no país e como as prefeituras devem se preparar para a chegada da nova tecnologia que irá permitir uma série de aplicações e conexão entre múltiplos dispositivos públicos. A relação completa de prefeitos selecionados para o reconhecimento será divulgada nesta sexta-feira (11).
As inscrições para o 5.º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes são gratuitas para servidores públicos, representantes de entidades/universidades e devem ser feitas no link: www.sympla.com.br/rcd
Apoiam o evento as Associações de Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Região Serrana (Amures), Alto Uruguai Catarinense (Amauc), Região de Laguna (Amurel), Alto Vale do Itajaí (Amavi), Noroeste de Santa Catarina (Amnoroeste), Oeste de Santa Catarina (Amosc), Vale do Itapocu (Amvali), Meio Oeste Catarinense (Ammoc), Extremo Sul (Amesc), Região Carbonífera (Amrec), Vale Europeu (Amve), Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), Região do Contestado (Amurc) e Entre Rios (Amerios).