Orleans sedia 72º Congresso da Associação Batista Leta do Brasil
Encontro tem objetivo de resgatar a história, cultura e tradição dos imigrantes da Letônia
Mais uma vez, a terra da Cultura será sede de um megaencontro: o 72º Congresso da Associação Batista Leta do Brasil. O encontro que unirá mais de 200 pessoas vindas de várias partes do mundo, acontecerá de 8 a 11 de junho (quinta à domingo), e tem como objetivo resgatar a história, cultura e tradição dos letos no Brasil, afinal, Orleans foi cidade berço aos imigrantes vindos da Letônia.
Do dia 8 ao dia 11 de junho os participantes do encontro terão cultos, palestras, workshops, jogos, almoços e passeios pela cidade. Uma programação completa para resgatar a cultura e a tradição do povo leto.
Confira programação completa aqui.
A Associação
Tudo começou com a chegada ao Brasil dos imigrantes vindos da Letônia em busca de uma nova terra onde seria possível manterem suas casas, trabalharem e produzirem em liberdade. Em 1892 organizaram a Primeira Igreja Batista em Rio Novo, SC. Em 1895 fundaram a Igreja Batista Leta na Linha 11, Ijuí, RS. Outro grupo veio em 1906 à Nova Odessa, SP. E, então, o maior grupo de famílias se estabeleceu em Varpa. SP. no ano de 1922.
As colônias Letas se desenvolveram, novas Igrejas foram sendo formadas e o povo se uniu para promover o trabalho cooperativo entre as igrejas e manter a obra missionária. Obreiros se reuniram em Varpa para tratar destes assuntos (cooperação, missões) em 1950 e naquele mesmo ano aconteceu a primeira grande Conferência Missionária. Nascia assim a Associação Batista Leta do Brasil, que tem se reunido nas Igrejas em Varpa, Nova Odessa e na Capital em São Paulo; Urubici, SC; Ijuí, RS e Curitiba, PR. Permanece a ABLB com seu foco voltado para missões, pregação da Palavra de Deus, despertamento de vocações, a valorização da música sacra, além do resgate de aspectos culturais com intercâmbios com a Letônia.