Os “3 Cs da boa comunicação”
Hoje em dia, a comunicação pelo WhatsApp está cada vez mais frequente. Por esse motivo, devemos nos atentar à forma que escrevemos, pois a escrita pode ter um papel significativo em como você é percebido, tanto pelos seus clientes quanto pelos seus subordinados. Caso tenha seu próprio negócio, lembre-se de que, para eles, você é o exemplo; eles se espelharão em você.
No caso de você ser colaborador de alguma empresa, isso tem igual valor, pois seus gestores o avaliarão e sua escrita poderá influenciar as decisões deles sobre a sua carreira.
Por isso, invista em sua comunicação, seja ela oral ou escrita.
Ao elaborar uma mensagem para um cliente, fornecedor, chefe, liderado, enfim, para quem quer que seja, tenha em mente os “3 Cs da boa comunicação”. Tudo que escrevemos deve ser claro, completo e conciso. Em outras palavras, deve ser fácil de entender, deve fornecer todas as informações que se deseja transmitir e deve ser objetivo.
Primeiramente, organize seu pensamento. Se, na sua mente, seus pensamentos estiverem semelhantes a um emaranhado, a informação sairá confusa e ninguém a entenderá.
Em segundo lugar, escreva tudo o que a pessoa que vai receber a mensagem precisa saber. Forneça informações completas.
Lembre-se: VOCÊ é responsável pela mensagem que quer transmitir; não é quem recebe que deve decifrar o que você QUIS dizer.
Por último, seja breve. Coloque apenas o que precisa ser colocado. Evite detalhes irrelevantes que possam distrair ou confundir o leitor.
Acrescente a isso um “toque humano”: seja cordial, educado e demonstre interesse genuíno em resolver o problema do seu cliente ou de quem quer que seja, pois algo que as pessoas nunca se esquecerão é da forma que você as tratou.
Existem técnicas para organizar o pensamento e ferramentas para desenvolver sua comunicação pelo WhatsApp. Se você quer se destacar pela forma como se comunica e faturar mais, entre em contato comigo pelo Instagram @vanessaperinn.