Os riscos dos distúrbios relacionados ao trabalho. Por Vanilsa Silvano
Estamos cada dia mais envolvidos com a rotina de trabalho, independente do cargo ou profissão, a necessidade de evolução é constante, podendo comprometer a vida pessoal, a saúde física e mental. Estudos alertam sobre novos distúrbios ocupacionais por falta de equilíbrio entre vida e trabalho.
Selecionei sete comportamentos que servem de alerta, para você saber se está ou não no grupo de risco, confira:
1- Necessidade constante de provar seu valor: a pessoa nunca se acha suficiente, e sempre fica tentando mostrar que é importante a todo custo.
2- Incapacidade de se desligar do trabalho: mesmo após o expediente de trabalho a pessoa nunca “desliga”, fica só pensando em resolver situações do trabalho e chega até sonhar que está trabalhando.
3- Nem percebe que existe um mundo além do trabalho: isso afeta diretamente a vida pessoal e familiar, desequilibrando a vida desta pessoa. Vale lembrar que o verdadeiro sucesso é o equilíbrio entre a vida pessoal, profissional e familiar.
4- Fuga dos conflitos: a dificuldade de encarar os conflitos e até se indispor com alguém, a pessoa usa o trabalho como fuga, para se manter ocupado, procrastinando a solução do problema existente, que tende a se agravar naturalmente.
5- Quando o trabalho está acima de tudo: uma verdadeira inversão de valores, onde o trabalho se torna a vida das pessoas e todo o resto se torna secundário, inclusive família, saúde, amigos e lazer. O equilíbrio é fundamental!
6- Sentimento de vazio interno: a pessoa é tão ocupada que automaticamente, os demais se afastam, gerando esse sentimento de vazio interno, devido a falta de administração do tempo. O convívio social também agrega valor na vida como um todo.
7- Temperamento explosivo: a pessoa se torna intolerante e tem reações ríspidas, parecendo uma “bomba ambulante”, prestes a explodir por qualquer situação. E, o pior, nem se dá conta da gravidade do seu comportamento e do quanto precisa de ajuda.
Dentre os principais motivos destes distúrbios, está a falta de autoconhecimento e de um líder ou mentor, que estimule a expansão da mente positiva, da autorresponsabilidade e do autocuidado, evitando os riscos das doenças psicossomáticas.
Algumas dicas práticas que tende a evitar os indesejáveis distúrbios ocupacionais:
- Tenha uma pessoa de confiança para desabafar ou faça terapia;
- Mantenha atividade física regularmente;
- Faça uma alimentação saudável;
- Evite os estimulantes;
- Reserve um tempo para si;
- Exercite a espiritualidade diariamente;
- Reserve tempo de qualidade para a família e amigos;
- Exercite a gratidão a cada amanhecer.
Espero que você esteja fora do grupo de risco, e se já estiver com alguns sintomas, pratique estas dicas no seu dia a dia.
“O segredo da saúde mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.” Buda
Pense nisso!
Sigo a disposição em minhas redes sociais:
- www.facebook.com/vanilsasilvanomentoriaempresarial
- https://www.instagram.com/vanilsasilvano
- https://www.linkedin.com/in/vanilsasilvano