Palestra da Fiesc aborda os desafios das relações de trabalho
Evento reuniu líderes industriais para discutir o futuro das relações trabalhistas e a influência das decisões do STF
O juiz federal Marlos Melek trouxe à tona os desafios das relações de trabalho em uma palestra realizada em Criciúma, nessa quinta-feira, 5. Promovida pela vice-presidências Sul e Litoral Sul da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o evento reuniu quase 400 líderes industriais da região.
Durante sua apresentação em Criciúma, Marlos Melek abordou o futuro das relações de trabalho e os obstáculos que se apresentam. Ele destacou a importância do conhecimento para a saúde dos negócios, ressaltando a relevância de compreender as dinâmicas das relações entre empregados, empregadores e sindicatos. Além disso, o juiz abordou temas relacionados à reforma trabalhista e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), como a contribuição assistencial, terceirização, contratação de Microempreendedor Individual (MEI), demissão por justa causa e orientações sobre contratos de trabalho.
Marlos Melek possui uma sólida trajetória como juiz federal do trabalho, acumulando 19 anos de experiência. Além disso, é pós-graduado em direito e em administração de empresas. Ele também é autor dos livros “Trabalhista! E agora? – onde as empresas mais erram” e “Trabalhista! O que mudou? – reforma trabalhista 2017”. Em 2017, participou ativamente da Comissão de Redação da Reforma Trabalhista em diferentes instâncias governamentais.