Papa Bento 16 é enterrado no Vaticano
Direto de Veneza, o repórter Leonardo Baldissera trouxe mais informações.
O papa emérito Bento 16 foi enterrado nesta quinta-feira, dia 5, no Vaticano. Ele morreu em 31 de dezembro de 2022, aos 95 anos. Seu corpo foi sepultado na cripta da Basílica de São Pedro que pertenceu a João Paulo 2º.
O funeral iniciou às 8h45 da manhã, (horário local) e foi precedido de uma missa fúnebre na Praça de São Pedro e, depois, de uma cerimônia privada na Basílica.
De acordo com o repórter Leonardo Baldisssera, que está em Veneza, cerca de 60 mil fiéis ocuparam os lugares na Praça de São Pedro, além de 120 cardeais, 400 bispos e cerca de 3.700 sacerdotes de todo o mundo. Também participaram autoridades e 1.000 jornalistas.
O caixão de Bento 16, feito de madeira de cipreste, foi fechado em um ritual realizado na noite de quarta-feira , dia 4. Seguindo a tradição, foram colocados junto ao corpo os pálios do papa emérito, moedas e medalhas cunhadas durante o seu pontificado, e tubo de chumbo com uma escritura em latim listando os pontos-chave de seu tempo à frente da Igreja Católica.
Antes de ser sepultado, o caixão de cipreste foi colocado dentro de outros dois caixões, um de zinco e um de carvalho.
Confira todas as informações aqui:
Veja o momento em que o caixão é levado para fora da Basílica de São Pedro para o início do funeral:
Pope Emeritus Benedict XVI's coffin is carried to St. Peter’s Square. pic.twitter.com/gLtgjQkt0h
— Vatican News (@VaticanNews) January 5, 2023