Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Papo Empreendedor: Me formei e agora? Como o planejamento financeiro pode alavancar sua carreira

Entrevista com Andreza da Rosa e James Claus

Por Ligado no Sul04/07/2024 10h30
Foto/Redação

No mais recente episódio do Papo Empreendedor, Andreza da Rosa e James Claus compartilharam suas trajetórias sobre o empreendedorismo. Andreza, com 14 anos de experiência no setor de formaturas através da Charme Eventos, e James, licenciado da Ademicon desde 2012, abordaram o tema “Me formei e agora? Como o planejamento financeiro pode alavancar sua carreira”.

Andreza da Rosa, nascida e criada em Orleans, formou-se em Administração de Empresas pelo Unibave, instituição onde trabalhou por oito anos. “Minha formação e experiência no Unibave influenciaram 100% minha decisão de empreender no mercado de formaturas”, afirmou Andreza. Ela destacou as dificuldades iniciais, sendo a única mulher à frente das concorrências entre empresas maiores. O Unibave abriu muitas portas para Andreza e outros empreendedores da região. “A partir dali, vi a possibilidade de desenvolver um negócio aqui, onde não havia nenhuma empresa do tipo”, disse.

Para Andreza, foi o  curso Empretec do Sebrae, que despertou  a vontade de empreender. “Foi uma semana intensa que me  fez perceber que eu gostava de organizar eventos”, explicou. Ela começou sua jornada empreendedora aos 30 anos, destacando que muitas pessoas só descobrem seu propósito de vida aos 35 anos. Andreza ressaltou a importância de escutar a voz interior e seguir o que realmente se gosta, evitando frustrações e insatisfações na carreira.

James Claus também compartilhou sua trajetória, começando como representante comercial e transitando para a fabricação de móveis e confecção infantil. Ele iniciou sua carreira aos 15 anos e passou por diversos setores antes de se estabelecer na Ademicon. “Sempre fui empreendedor”, afirmou James. Ele destacou a importância das experiências em multinacionais que ofereceram uma visão ampla dos mercados globais e dinâmicas empresariais.

“A multinacional tem setores bem definidos e é muito correta. O profissional é mais disciplinado e faz o que é necessário sem questionar”, disse. Ele mencionou que, em empresas familiares, todos fazem um pouco de tudo, o que pode ser um desafio, mas também oferece uma visão abrangente do negócio.

Em 2012, James tomou uma decisão que mudaria sua trajetória ao entrar no segmento de consórcios. Ele se tornou licenciado da Ademicon, a maior administradora de consórcios do Brasil, motivado pela eficácia do produto. “Eu já era cliente e sempre utilizei consórcios para trocar de carro e construir meu primeiro imóvel. Fui convidado pelo diretor da época e, depois de entender como o consórcio funciona e pode ajudar as pessoas, aceitei o desafio”, explicou James. Ele enfatizou a gratificação em ajudar pessoas a realizarem seus sonhos através do consórcio, compartilhando casos de clientes que conseguiram construir casas ou alcançar outros objetivos financeiros.

O consórcio é uma ferramenta financeira subutilizada, que pode ser aplicada em diversas áreas, incluindo imóveis rurais, reformas, eventos, cursos, intercâmbios e procedimentos estéticos. “O consórcio protege o dinheiro da inflação e permite um planejamento financeiro sustentável”, afirmou James. Ele recomendou aos jovens que desejam adquirir uma casa ou carro próprio a utilizarem o consórcio como uma forma de planejamento financeiro sem juros, destacando suas vantagens sobre outras formas de investimento.

Andreza abordou os desafios enfrentados no mercado de formaturas, especialmente como mulher empreendedora. “Foi um grande desafio e ainda é hoje”, afirmou. Ela destacou a concorrência desleal e as promessas falsas que muitas empresas fazem aos formandos. “Já perdi formaturas para promessas absurdas como passeios de jet ski, que nunca aconteceram”, disse Andreza. No entanto, ela ressaltou que a Charme Eventos se diferencia pelo atendimento humanizado e cuidadoso, o que conquista a confiança dos clientes.

A pandemia também foi um período desafiador para Andreza e sua empresa. “Foram dois anos bem difíceis, seguidos por mais dois anos de desafios”, contou. Apesar das dificuldades, ela manteve a calma e o controle, garantindo o sucesso dos eventos organizados pela Charme Eventos.

Para a empresária, a gestão do tempo é uma habilidade indispensável, especialmente em dias de grandes eventos, onde a coordenação de várias responsabilidades se torna ainda mais desafiadora. “Tem que ser bem organizado”, disse Andreza, enfatizando a importância de uma estrutura bem planejada. Ela explicou que, durante as formaturas, sua equipe, composta por cerca de 50 pessoas, precisa trabalhar de forma coordenada para que cada detalhe do evento seja executado no momento certo. “No dia da formatura, temos pelo menos umas 50 pessoas trabalhando em equipes diferentes, então tudo tem que funcionar na hora certa.”

Andreza também compartilhou como motiva sua equipe e lida com desafios emocionais durante as formaturas. “A formatura é um momento único e emocionante para os formandos e suas famílias. Precisamos estar preparados para lidar com situações delicadas e garantir que tudo saia perfeito.”

Conheça um pouco mais sobre nossos entrevistados

Andreza da Rosa 

  • Dicas de livros? Seja foda! de Caio Carneiro
  • Um sonho: Estar aqui mais uma vez
  • Uma conquista: Meus filhos e a Charme
  • Tenho muita vontade de: Viver
  • Algo para se desafiar: Novos eventos
  • Uma série ou filme para indicar: À procura da felicidade
  • Qual música Pop ou Rock você mais gosta de ouvir? Dias de luta, dias de glória – Charlie Brow Jr.
  • Uma qualidade: Determinada
  • Uma pessoa/algo que você admira? Meu pai
  • Uma pessoa/algo que você não admira? Falsidade
  • Onde você se vê daqui a 5 anos? Aqui, já está bem bom.

James Claus

  • Dicas de livros? Pense e enriqueça
  • Um sonho: Viajar
  • Uma conquista: Paz em casa
  • Um medo: Não poder trabalhar
  • Tenho muita vontade de: Abrir mais unidades da Ademicon
  • Algo para se desafiar: Montar equipes
  • Qual música Pop ou Rock você mais gosta de ouvir? Gosto do U2
  • Uma qualidade: Honestidade
  • Eu defendo: Fazer o certo, para receber o certo
  • Uma pessoa/algo que você admira? Você, Thayni Librelato
  • Uma pessoa/algo que você não admira? Políticos que podem fazem o bem, mas fazem o mal
  • Onde você se vê daqui a 5 anos? Trabalhando muito

    Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS