Parceria entre UFSC, Acolhida na Colônia e Lauro Müller busca impulsionar o turismo geológico na Serra do Rio do Rastro

Foto/Divulgação
Uma parceria estratégica está sendo construída para transformar a Serra do Rio do Rastro em um importante destino de turismo geológico no Brasil. Em reunião realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, representantes da instituição, da associação de turismo rural Acolhida na Colônia e do município de Lauro Müller discutiram ações para promover e valorizar o patrimônio natural da região.
Com o apoio do secretário municipal de Turismo de Lauro Müller, Ranieri Godinho, o encontro teve como destaque a proposta de divulgação da Coluna White — uma formação geológica rara e de grande valor científico, onde camadas de rochas revelam, a olho nu, milhões de anos da história da Terra. O local é considerado um verdadeiro livro aberto da geologia, sendo um dos poucos pontos no mundo onde as eras geológicas podem ser lidas com tamanha clareza.
A proposta é transformar a Coluna White em um atrativo turístico de relevância nacional, unindo educação, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Durante a reunião, a UFSC se comprometeu a realizar estudos técnicos para mapear o potencial turístico da região. A primeira visita de campo já está agendada para o mês de junho, com a participação de um geólogo, um climatologista e estudantes da universidade.
Além do secretário Ranieri Godinho, participaram do encontro os representantes da Acolhida na Colônia: Paulo César Freiberg, Luciano Philippi, Suzi Viero e Manuela Viero. Representando a UFSC, estiveram presentes os professores Lindberg Nascimento Júnior e Clécio Azevedo da Silva.