PL que autoriza presidente da Câmara de Orleans a indicar assessor jurídico é retirado de pauta
Incerteza da aprovação fez com que a decisão fosse adiada
O Projeto de Lei (PL) que autoriza o presidente do Legislativo Orleanense indicar o assessor jurídico da Câmara de Vereadores não foi colocado em pauta para votação na 45ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda-feira (02). A decisão sobre a criação de um cargo comissionado ou a realização de um edital para preencher a vaga será tomada pelos vereadores que assumirão o mandato no próximo ano.
Segundo o presidente do Legislativo, Gabriel Bianco, o PL estava em conformidade com as leis, mas ainda necessitava de ajustes. Além disso, há incerteza quanto à aprovação foi determinante para o adiamento. “Por mim, eu teria colocado em votação, mas poderia haver um conflito com os vereadores da base, que ainda não tinham decidido se votariam contra ou a favor”, afirmou Bianco.
Quem ocupa o cargo atualmente é o prefeito eleito do município, Fernando Cruzetta, que precisará se licenciar da função a partir de 1º de janeiro de 2024, quando assumirá o cargo de chefe do Executivo municipal.
Ainda durante a sessão, o presidente da 18ª Festa do Agricultor e Motorista, e alusiva aos 111 anos de Orleans, Lucas Menegasso Bagio, fez uso da tribuna livre para realizar a prestação de contas do evento.
Ordem do Dia
Projeto de Lei PE nº 46, de 25 de novembro de 2024, de autoria do Poder Executivo, que denomina a ponte nova localizada no bairro Coloninha, no município de Orleans, de Ponte Olmírio Zanini “Miro Zanini” e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.
Indicação nº 80/2024, de autoria do vereador Pedro João Orbem, que o Executivo, através do Departamento de Cultura, possa viabilizar a edição do livro de Rubens Cesconetto, que fala da história da comunidade de Oratório. Aprovada por unanimidade.