Por falta de médicos, HU de Florianópolis fecha emergência pediátrica até dia 24
Direção emitiu comunicado, medida já inicia hoje, dia 15
Por falta de médicos, a emergência pediátrica do HU-UFSC (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago) desde às 7 horas de hoje, sábado, dia 15, até às 7 h do dia 24 de outubro estará com o atendimento na unidade de Emergência Pediátrica fechado.
Em comunicado emitido pelo hospital, a medida foi motivada pela falta de pediatras para ” manter o atendimento seguro e adequado, apesar dos esforços para recompor o quadro de pessoal”. O comunicado informa ainda que, pela mesma razão, a partir do dia 1º de novembro, a emergência pediátrica vai atender das 7h às 21h, enquanto durar o contingenciamento.
Durante o período de suspensão do atendimento, os casos de emergência pediátrica devem ser encaminhados para as Unidades de Pronto-Atendimento e demais unidades pediátricas do município. A unidade continua funcionamento normalmente, atendendo os pacientes internados e os casos encaminhados pela rede de saúde de Santa Catarina.
O hospital conta, habitualmente, com dois médicos pediatras para atendimento na emergência e na unidade de internação. Para garantir o atendimento, a instituição contou com a colaboração de servidores realizando horas extras e remanejou atividades de ambulatório para a emergência. Entretanto, essas medidas não são suficientes para a demanda, uma vez que o déficit é de oito médicos na escala. O HU, destaca que “os novos profissionais concursados já foram convocados, porém não há previsão de novo processo seletivo devido à legislação eleitoral”.
A suspensão do atendimento encontra amparo legal em normativas vigentes (Resolução CFM nº 2056/2013 e Resolução CFM nº 2077/2014), que asseguram ao diretor técnico o direito de suspender integral ou parcialmente as atividades do estabelecimento assistencial médico sob sua direção quando faltarem as condições funcionais previstas.