Por que ler? Por Ana Dalsasso
Já falamos aqui algumas vezes sobre a importância da leitura em nossas vidas, porém é preciso que de vez em quando se volte ao assunto, considerando que hoje a internet atrai cada vez mais a atenção das pessoas pela facilidade e rapidez da comunicação.
Ler é fundamental para o ato de escrever porque para dominar a escrita precisa-se, antes de qualquer coisa, saber ler e pensar. Mas, num mundo cada vez mais tecnológico, onde crianças, jovens e adultos gastam grande parte do tempo presos a celulares, computadores, mergulhados em redes sociais, desperdiçando boa parte do tempo com futilidades, que em nada ou quase nada contribuem para a formação, estimular o gosto pela leitura é uma árdua tarefa, tanto para a escola quanto para a família.
A rapidez da internet, dependendo da maturidade do usuário, induz à pobreza de vocabulário, a erros sérios de escrita, à deficiência na caligrafia. Por isso, o processo da leitura deve ser repensado cotidianamente, pois é fundamental para nossa inserção na sociedade. Dominar a língua é essencial para todo e qualquer aprendizado, pois quem sabe ler e escrever usa adequadamente as informações, desenvolve a criatividade, adquire competências e habilidades para enfrentar os desafios da vida cotidiana. É uma ferramenta importante para a conscientização dos direitos e deveres de cada cidadão como membro da sociedade
O gosto pela leitura começa já no ventre materno, quando os pais conversam com o bebê sobre coisas que ele encontrará ao chegar à luz. Esse hábito deve continuar após o nascimento e se estenderá à escola, quando pais e educadores se unirão para, como mediadores, apresentarem o mundo da imaginação às crianças através dos livros e das histórias.
Quem lê tem habilidade para entender o mundo, para argumentar seus pontos de vista, para persuadir, para comunicar-se e buscar sua realização pessoal e profissional. A partir da leitura a escrita flui, permitindo que as pessoas se comuniquem com outras que estejam separadas pela distância e pelo tempo. É pela escrita que a história chega até nós, independente de tempo e espaço. Pela escrita são veiculadas novas ideias e, diferentes realidades são criadas ampliando conhecimentos e gerando novos saberes.
Assim, quanto mais leitura mais facilidade de comunicação. É preciso que a escola faça um resgate sobre a importância e a necessidade de leitura para o sucesso da vida de cada um, pois um cidadão bem instruído saberá conquistar seu espaço num mundo tão competitivo como o nosso. Ser um bom leitor é ser cidadão do mundo!
*Artigo reeditado