Previsão do tempo em Santa Catarina: ventos intensos, ressaca e riscos de inundações
Ventos podem superar 100 km/h na Serra Catarinense
A previsão do tempo para Santa Catarina aponta para condições climáticas desafiadoras. Entre esta sexta-feira, 3, e o sábado, 4, os ventos devem se intensificar em todo o estado, com rajadas atingindo velocidades entre 50 km/h e 80 km/h, principalmente nas regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e litoral. Na serra, as rajadas podem superar os 100 km/h.
Além dos ventos intensos, o final de semana será marcado pelo afastamento de um ciclone extratropical, o que pode resultar em condições de ressaca no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. As ondas terão uma altura média de 2,5 a 3,5 metros, com picos que podem chegar a 4 metros.
Entretanto, uma mudança positiva no cenário climático está prevista para a tarde de sexta-feira, 3. Um sistema de alta pressão atmosférica começará a avançar sobre o estado, trazendo estabilidade e tempo firme para Santa Catarina. Essa condição de estabilidade deve persistir até a metade da próxima semana.
No entanto, a situação hidrológica é preocupante devido às chuvas recentes. Os rios catarinenses registraram elevação em seus níveis na maior parte do estado, e a tendência é que esses níveis continuem subindo. Isso aumenta o risco de ocorrências de enxurradas, alagamentos e inundações nas bacias hidrográficas das regiões do Planalto Sul, Grande Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí.
Nas bacias das regiões da Grande Florianópolis e Litoral Sul, o risco de enxurradas e alagamentos também é considerado alto, com a possibilidade de extravasamentos em rios menores, como riachos e ribeirões.
Especial atenção é necessária para as bacias hidrográficas dos rios Canoas, Negro, Canoinhas e Timbó, que se encontram em situação de alerta e emergência para inundações, com a tendência de elevação dos níveis ao longo do final de semana.