Primeiro caso de dengue é confirmado em Gravatal
Este é o primeiro caso transmitido dentro do município
A Secretaria Municipal de Saúde de Gravatal confirmou nesta quinta-feira, dia 4, o primeiro caso de Dengue autóctone, ou seja, transmitido dentro do município.. Trata-se de um homem de 39 anos, morador do bairro Termas.
Segundo a técnica de Vigilância Epidemiológica do Município de Gravatal, Rafaela Zanelato Fernandes, o infectado apresentou os primeiros sintomas no dia 17 de abril. Ele passou por atendimento médico e está bem. “Não sabemos ainda especificar o bairro onde ele foi picado pelo mosquito. Seguimos em investigação”, explica.
O último foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, foi confirmado em janeiro de 2023 no bairro Termas. “As ações continuarão sendo feitas conforme o agente de endemias está realizando. Também está sendo realizado um trabalho diferente nos lugares onde o paciente relatou ter frequentado”, completa.
Para conscientizar a população, a Secretaria de Saúde vem realizando palestras nas escolas, entrega de material informativo através das agentes comunitárias de saúde, capacitação de médicos e enfermeiros, entre outras ações.
Na manhã desta quinta-feira, enfermeiros e médicos dos Postos de Saúde da cidade passaram por capacitação para conduta de atuação frente à Dengue.
Sintomas
Fique atento aos sintomas, como por exemplo, febre alta e persistente, acompanhada de enjoos e vômitos, dor de cabeça constante, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, cansaço excessivo e dor nas articulações. Se este for o caso, procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência.
Cuidados
Para combater a proliferação do Mosquito Aedes Aegypt é necessário tomar alguns cuidados domésticos. Não deixe recipientes que possam acumular água a céu aberto, como latas, baldes, vasos de plantas, potes, pneus, caixas d’água destampadas, e outros do gênero. Da mesma forma, mantenha quintais, pátios, jardins e outros espaços limpos.
Denúncias
Em caso de suspeita de foco do mosquito da dengue, entre em contato em um dos telefones: (48) 3648-2844, (48) 3642-3246 e (48) 3642-3247.