Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Projeto Ativamente CCL movimenta colaboradores da Carbonífera Catarinense e já apresenta resultados positivos no bem-estar e saúde mental

Por Ligado no Sul04/04/2025 17h00
Foto/Carbonífera Catarinense

Com o slogan “Movimente o corpo, fortaleça a mente”, o projeto Ativamente CCL, desenvolvido pela Carbonífera Catarinense, vem promovendo mais qualidade de vida aos colaboradores da empresa. Com uso do aplicativo Strava, desafios semanais, pontuação por equipes e o incentivo à prática de atividades físicas fora do ambiente de trabalho, a iniciativa já começa a apresentar impactos positivos no humor, saúde mental e interação entre os participantes.

Na manhã desta sexta-feira, 4, o Jornal da Guarujá recebeu no estúdio Daniele Vivian de Oliveira, gerente de pessoas, e Hendrio Ribeiro da Silva, analista de treinamento da Carbonífera Catarinense, para falar sobre o projeto, os resultados e os planos para o futuro da ação.

Ao comentar sobre a importância da mineração para o Sul de Santa Catarina, Daniele destacou o impacto econômico gerado pelo setor. “Hoje, o carvão mineral assegura a matriz de energia elétrica do país em momentos de escassez. Só na nossa região, estamos falando de cerca de 20 mil empregos. Em Lauro Müller, a Carbonífera Catarinense tem aproximadamente 700 colaboradores diretos e 5 mil indiretos. A mineração representa cerca de 48% do PIB do município”, explicou.

Foi pensando nesse grande número de profissionais e no bem-estar deles que nasceu o Ativamente CCL. “O projeto tem como objetivo promover saúde e qualidade de vida. Além dos benefícios físicos, o que mais nos surpreendeu foi o impacto na saúde mental dos nossos colaboradores. Criamos um ambiente de motivação coletiva e saudável”, relatou Hendrio.

Apesar de a rotina da mineração ser bastante exigente fisicamente, o programa estimula práticas que vão além do esforço diário no trabalho. “Muita gente pensa que por já exercer atividades pesadas, não precisa de exercícios extras. Mas o que propomos é justamente sair do ambiente de trabalho, ver novas paisagens, respirar ar puro e cuidar da mente”, ressaltou a gerente de pessoas.

A adesão dos colaboradores do setor administrativo foi significativa. “Por enquanto, o projeto está sendo testado com os funcionários do escritório, que muitas vezes são os que mais sofrem com o estresse mental. Mas a ideia é expandir para todos os setores em breve”, afirmou Hendrio.

E os resultados já são visíveis. “Temos casos de superação incríveis. Um dos participantes relatou que, motivado pelo programa, largou o cigarro. Isso mostra o quanto a iniciativa vai além do físico”, comemorou Daniele.

Um dos principais desafios da equipe foi criar um sistema de pontuação justo, que valorizasse diferentes tipos de atividade física. “Corrida, ciclismo, crossfit, natação… cada modalidade tem uma intensidade diferente, e foi preciso equilibrar isso para não desmotivar ninguém. Mas conseguimos chegar em um modelo eficiente, e as equipes estão engajadas”, explicou o analista de treinamento.

As pontuações são atualizadas semanalmente em comunidades internas da empresa, gerando uma competição saudável entre os times. “A interação aumentou muito. Notamos melhora no comportamento, mais comunicação e até mais produtividade”, comentou Daniele.

Além disso, o Ativamente CCL gerou impacto positivo na economia local. “Firmamos parcerias com academias, lojas de suplementos, nutricionistas e psicólogos de Lauro Müller. Esses parceiros oferecem vouchers de desconto, e nós divulgamos os serviços deles. Foi uma forma de integrar ainda mais a empresa com a comunidade”, destacou.

O programa, que começou em 1º de março e vai até o final de abril, ainda está em fase piloto. No entanto, os organizadores já planejam sua continuidade. “A ideia é ajustar o que for necessário e expandir o projeto para outros setores, principalmente para os colaboradores que atuam na área operacional. Queremos dar perenidade ao Ativamente CCL”, afirmou Hendrio.

A equipe acredita que, com motivação e incentivo adequado, é possível transformar hábitos e melhorar a qualidade de vida dos profissionais. “Cuidar do colaborador fora do ambiente de trabalho é também cuidar da empresa. Um funcionário saudável, física e mentalmente, rende mais, se relaciona melhor e contribui para um ambiente organizacional mais positivo”, concluiu Daniele.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS