Quer ter uma vida mais feliz? Conheça os segredos no Papo Empreendedor desta semana
No dicionário, a palavra felicidade pode ser definida como: estado de quem é feliz; ventura (fortuna, sorte); bem-estar, contentamento; bom resultado e bom êxito.
Muitas pessoas acreditam que a felicidade está diretamente ligada às questões financeiras. É verdade que o dinheiro pode gerar estabilidade, oferecer segurança, comprar bens de consumo e experiências, e esses sim podem trazem momentos de prazer. Porém, é importante ter em mente que ser feliz é um estado de espírito.
Da mesma forma que o dinheiro pode proporcionar felicidade, ele também pode trazer infelicidade. “O dinheiro nos proporciona a realização de sonhos e dos nossos objetivos. A gente tem que ter sabedoria para lidar com o dinheiro da melhor forma, para que a gente possa fazer escolhas inteligentes”, explica Renata Kestring Gazinski Heidemann, Educadora, Mentora e consultora Financeira. Especialista em organização financeira.
Mas, da mesma forma que o dinheiro pode trazer felicidade, ele também pode gerar infelicidade. “Estamos bombardeados com opções de compra na internet a todo o momento, as pessoas acabam se perdendo com compras por impulso, o que pode afetar o relacionamento e a família”, ressalta Renata.
Há ainda quem diga que o contato com a natureza traz felicidade. Você já esteve triste e por um período teve contato com a natureza e se sentiu mais leve e alegre? Pois é, de acordo com um estudo realizado no Canadá, passar 5 minutos em contato ou contemplando a natureza deixa a vida mais feliz.
Tatiana Pavei da Silva, engenheira agrônoma, paisagista e fundadora da empresa Reino Vegetal Paisagismo concorda com essa pesquisa.
“Com a verticalização das moradias e com a pandemia, as pessoas entenderam que precisavam de um mínimo de pátio e de espaço para estarem mais confortáveis. É inerente de nós seres humanos termos contato com a natureza, descarregar, por os pés no chão. Impressionante como as vezes o que nos traz esse bem estar são pequenas coisas, como contato, natureza e pé no chão”, explica.
“Faça o que você ama e você não trabalhará um dia.”
Essa frase, citada com frequência, faz sentido: quando alguém gosta do que faz, o tempo é relativo.
Os resultados parecem chegar de forma mais fácil, as horas voam e até seu corpo parece reagir de forma positiva, mais enérgica.
Agora troque esse cenário por um trabalho indesejado e cada minuto torna-se um sacrifício, sua saúde sente o peso do estresse e os resultados nem sempre são os desejados.
Cada vez mais empresas investem em humanização da gestão, seja com palestras motivacionais, escritórios melhor integrados, com áreas de descanso e muitas outras atitudes.
Adria Esmeraldino Felipe Weber, que é executiva de governança corporativa, mentora, coach e conselheira de administração, lembra que acima de tudo o respeito e a empatia com as pessoas são fatores que contribuem para um ambiente de trabalho feliz e saudável, assim como para o sucesso dos negócios. A empatia profissional corresponde ao fato dos profissionais entenderem quais as motivações dos seus colegas de trabalho, e como elas interferem na cultura organizacional da empresa. “Se colocar no lugar do outro, estender a mão e ajudar, ou simplesmente ouvir é fazer com que as pessoas trabalhem felizes. O local de trabalho tem que ser o mais feliz possível, é ali que você acaba passando a maior parte do seu tempo. Comece por um “bom dia”, algo tão simples e que já faz toda a diferença na vida de uma pessoa”.
Educação Financeira
A educação financeira é a base para a liberdade financeira. Saber como gerenciar o seu dinheiro automaticamente leva você a não precisar de ninguém para cuidar de suas finanças.
Na vida adulta, nem sempre manter o financeiro organizado é uma tarefa fácil. Muito disso está relacionado à falta de familiaridade que temos com o dinheiro e com as estratégias que tornam as nossas finanças um assunto mais fácil ou até por não termos recebido qualquer educação financeira infantil.
Por isso é necessário que desde criança se desenvolva um senso de organização financeira, da criança aprender a se controlar para conseguir juntar dinheiro e comprar o que deseja. “De forma lúdica, com a ajuda do “porquinho’, impulsionar e trazer esta consciência de que poupar é necessário”, destaca Renata.
De acordo com a educadora e consultora financeira trabalhar com um sonho, um motivador faz com que as crianças entendam a importância do dinheiro.
Conheça um pouco mais sobre Renata Kestring Gazinski Heidemann,
- Dicas de livros: Pai rico e pai pobre
- Um sonho: Conhecer a Europa
- Um medo: Não lembro de nenhum
- Algo para se desafiar: Sempre buscando o novo
- Uma qualidade: Várias habilidades
- Onde você se vê daqui a 5 anos? Conquistando muitos objetivos e realizando com a minha família
- Como ter mais sucesso e ser mais feliz? O sucesso é estar bem no local que estamos e com nossa família por perto.
Conheça um pouco mais sobre Tatiana Pavei da Silva.
- Um sonho: Viajar
- Uma conquista: Meu Reino
- Um medo: O abandono
- Algo para se desafiar: Trabalhar para o Brasil
- Uma qualidade: Gentileza
- Onde você se vê daqui a 5 anos? No meu novo Reino
- Como ter mais sucesso e ser mais feliz? Amando o que a gente faz, é a melhor entrega.
Conheça um pouco mais sobre Adria Esmeraldino Felipe Weber.
- Dicas de livros: O mundo de Sofia
- Um sonho: Morar na praia
- Uma conquista: Minha carreira
- Um medo: Morrer
- Algo para se desafiar: Ter mais tempo para me dedicar às causas sociais
- Uma série ou filme para indicar: Desaparecimento na Noruega
- Uma qualidade: Alegria
- Onde você se vê daqui a 5 anos? Com a minha família e fazendo o que gosto
- Como ter mais sucesso e ser mais feliz? Sendo feliz e fazendo o que a gente gosta. A gente tem uma vida e precisamos ser felizes nela.
Se você gostou de conferir este conteúdo, confira a entrevista completa aqui.