Santa Catarina tem 5,6 milhões de eleitores e apenas três cidades podem ter eleições em dois turnos
Para as eleições municipais de 2024, Santa Catarina contará com 5.640.000 eleitores, um crescimento de 8,3% em relação ao pleito anterior para prefeitos e vereadores. Os dados foram confirmados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Das 295 cidades do estado, apenas três poderão realizar eleições majoritárias em dois turnos: Joinville, Florianópolis e Blumenau. O município de São José, com pouco mais de 191 mil eleitores, não atingiu o limite de 200 mil necessários para ter dois turnos.
Gonçalo Ribeiro, diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, destacou o crescimento do eleitorado e a melhoria na maturidade do processo eleitoral. “Estamos vendo um incremento significativo no nosso eleitorado, com 156 mil novos eleitores em relação às eleições de 2022 e um aumento de mais de 420 mil comparado a 2020. A biometria contribuirá muito para o processo de votação”, afirmou Ribeiro.
Apesar da participação facultativa, quase 41 mil jovens entre 16 e 18 anos se alistaram e poderão votar em outubro. Ribeiro também incentivou os eleitores a se prepararem para o pleito. “Estamos a 80 dias das eleições. É importante que os eleitores conheçam os candidatos, pesquisem sobre suas ações e projetos. Além disso, verifiquem seu local de votação e os documentos necessários”, recomendou.
Uma novidade para 2024 é a possibilidade de habilitação na urna pelo CPF, caso o eleitor não tenha feito a biometria. “Se o eleitor estiver com um documento oficial com foto, o mesário poderá habilitá-lo pelo número do CPF”, explicou Ribeiro.
As eleições municipais ocorrerão no dia 6 de outubro, com eventual segundo turno para as cidades com mais de 200 mil eleitores marcado para o dia 27 de outubro.