SC inicia programa de CNH gratuita; primeiro edital oferece 670 vagas

O governador Jorginho Mello assinou na terça-feira (1º) o primeiro edital de inscrições do Programa CNH Emprego na Pista, iniciativa do Estado coordenada pelo Detran-SC. O programa vai oferecer gratuitamente até 30 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) para as categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus) e E (carreta). Além disso, incluirá vagas para adição ou mudança de categoria e para a inclusão da observação Exercício de Atividade Remunerada (EAR) na CNH.
Segundo o governador, a proposta busca ampliar as oportunidades de trabalho para diferentes categorias profissionais, como motoboys e motoristas de carga. “Vamos dar 30 mil carteiras de motorista gratuitamente para quem precisa melhorar de vida. Com essa habilitação, um entregador poderá mudar de categoria e conduzir um caminhão, por exemplo, aumentando suas chances de conseguir um emprego melhor. Esse é o primeiro edital, e lançaremos outros conforme firmarmos parcerias com os Centros de Formação de Condutores e profissionais credenciados do Detran”, explicou Jorginho Mello.
A assinatura contou com a presença do presidente do Detran-SC, Ricardo Miranda Aversa, do secretário de Estado da Casa Civil, Kennedy Nunes, e do representante do SEST/SENAT e da Fetrancesc, Maurus Fiedler.
Inscrições e funcionamento do programa
O presidente do Detran-SC, Ricardo Miranda Aversa, destacou que o programa tem um diferencial importante ao associar inclusão social à geração de emprego e renda. “Esse é um programa único no Brasil. As inscrições para as primeiras vagas já estão abertas e ficarão disponíveis por 30 dias no site oficial. Após esse período, as vagas serão distribuídas por sorteio. É importante lembrar que todo o processo é totalmente gratuito”, afirmou.
Neste primeiro edital, serão ofertadas 670 vagas para os municípios de Florianópolis, São José, Lages e Dionísio Cerqueira. Outros editais serão lançados ao longo de 2025 e 2026, conforme a adesão dos Centros de Formação de Condutores e demais parceiros do programa.