Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Secretário Beto Martins detalha ampliação de voos da LATAM em Jaguaruna e desafios do setor aéreo

Por Ligado no Sul20/03/2025 12h00
Foto: Thiago Kaue / SECOM

A LATAM , companhia aérea que mais investe na aviação brasileira e o Governo, anunciou um aumento de 71% na frequência de seus voos em Jaguaruna (SC) ao longo de 2024. A ampliação, que começa a valer a partir de junho, reforça a conexão da cidade catarinense com o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, o principal hub da companhia, garantindo acesso a outros 50 destinos no Brasil e 90 no exterior.

O investimento foi anunciado oficialmente nessa quarta-feira (19), em reunião do Governador de Santa Catarina, Jorginho Melo, e do secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, com o Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil, Eduardo Macedo. Ele é resultado dos esforços da companhia aérea junto ao governo estadual para a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o combustível de aviação.

Sobre o tema, o Jornal da Guarujá conversou na manhã desta quinta-feira (20) com o secretário de Estado de Portos e Aeroportos, Beto Martins. Durante a entrevista, ele destacou que, apesar da comemoração pela ampliação dos voos, há desafios a serem enfrentados. “Ontem nós tivemos a boa notícia, mas mais do que isso, eu falei: não é só comemoração. Nós temos que saber que temos que estabelecer um grande compromisso da região. Perdemos o voo da Azul, que era com uma aeronave de 72 lugares, e estamos suprindo com um Airbus para 140 lugares, um avião com muito mais conforto e segurança”, afirmou Martins.

O secretário ressaltou que um dos entraves para o uso do Aeroporto de Jaguaruna era o horário dos voos. “Sempre disseram que não dava para voar para Jaguaruna porque os voos eram no meio da tarde. Pois bem, esse novo voo da LATAM vai permitir que a pessoa vá e volte no mesmo dia”, explicou.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

Martins detalhou ainda que a LATAM ampliará a operação gradualmente: “Hoje, temos um voo diário. A partir de junho, serão mais três voos semanais e, em outubro, mais cinco semanais, totalizando 12 voos por semana em aviões Airbus com 140 lugares”.

A partir de 24 de junho, a operação da LATAM na rota Jaguaruna-Guarulhos passará de 7 para 10 voos semanais e, a partir de 26 de outubro, chegará a 12 por semana. Os voos são realizados com aeronaves Airbus A320 (com capacidade para 162 passageiros em classe Economy e 12 em Premium Economy). Atualmente, em Santa Catarina, a LATAM opera 96 voos por semana em Florianópolis (inclusive internacionais), 14 voos em Chapecó, 54 em Navegantes e 7 em Jaguaruna.

O secretário enfatizou que a expansão não ocorreu apenas por demanda de mercado. “O Estado de Santa Catarina e o governador Jorginho se envolveram pessoalmente nisso, oferecendo garantias e incentivos fiscais para atender a essa demanda. Ficamos muito frustrados quando a Azul deixou de operar”, afirmou. Segundo ele, o governo estadual também está empenhado em restabelecer os voos em Correia Pinto.

Martins destacou a importância do apoio da comunidade empresarial. “Ontem, deixamos claro para as lideranças empresariais da região: fizemos a nossa parte. A LATAM já colocou as passagens à venda. Antes diziam que não usavam Jaguaruna porque a passagem era cara; agora há passagens a partir de R$ 400. Antes diziam que o horário não era bom; agora há um voo pela manhã. Não há mais justificativa para não usarmos o aeroporto”, argumentou.

Ele fez um apelo para que a população utilize os voos. “A LATAM vai testar a operação por seis a oito meses. Se esses voos não se sustentarem, a LATAM, como empresa privada, não vai continuar operando onde não há viabilidade econômica”, alertou Martins.

Sobre a possibilidade de voos para Congonhas, Martins explicou que há dificuldades devido à alta concorrência por slots (autorizações de pouso e decolagem). “Jaguaruna não é a única cidade que busca isso. Mas Guarulhos é um hub para o Brasil e para o mundo. Por lá, é possível fazer conexões para qualquer destino”, afirmou.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS