Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

 Secretário municipal é afastado por uso indevido de recursos públicos

Ministério Público de Santa Catarina investiga aquisição irregular de pneus e utilização de veículos da prefeitura para fins particulares

Por Ligado no Sul23/11/2023 08h14
Foto/Reprodução Internet

Em uma denúncia apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), um secretário municipal da Comarca de Braço do Norte,(Braço do Norte, Grão-Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima e São Ludgero), foi acusado de utilizar o veículo oficial da prefeitura para fins particulares e de adquirir pneus com recursos públicos para veículos não pertencentes ao município.

A Justiça, acatando o pedido do MPSC, determinou o afastamento cautelar do secretário municipal, que agora é alvo de investigações por falsidade ideológica e peculato.

Uma investigação conjunta entre o Ministério Público e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) revelou que pneus foram adquiridos com dinheiro público para veículos de outras entidades, além de apontar o suposto uso indevido de veículos da frota municipal para fins particulares.

A denúncia, já aceita pela Justiça, não apenas cita os crimes em questão, mas também solicita o afastamento do secretário, fundamentando a decisão na existência de provas e indícios da autoria, visando impedir a continuidade dos delitos. A ação tramita em segredo de Justiça.

Investigação 

O início da apuração pelo MPSC ocorreu a partir de uma notícia de fato, que apontava possíveis irregularidades cometidas pelo secretário. As informações iniciais mencionavam a compra de pneus incompatíveis com os veículos da frota municipal, adquiridos com dinheiro público.

Além disso, havia relatos de que o secretário e um servidor vinculado à mesma secretaria estariam fazendo uso indevido de veículos da prefeitura para fins particulares desde 2021.

Com o intuito de coletar provas, o Ministério Público solicitou o apoio do GAECO, que, após diversas diligências, confirmou as práticas ilícitas mencionadas na denúncia.

Acusações e Resposta Judicial

Conforme a denúncia, o secretário teria adquirido pneus destinados a veículos da prefeitura, mas que foram utilizados em carros da Epagri e da Cidasc, entidades distintas, embora tenham sido comprados com recursos municipais. Além disso, o secretário e um servidor teriam utilizado veículos municipais para atividades pessoais, inclusive deslocamentos até suas residências e idas ao supermercado.

Os réus terão amplo direito à defesa, pois a denúncia já foi aceita pelo Judiciário. O secretário enfrentará acusações nos termos dos artigos 299 (falsidade ideológica) duas vezes e 312 (peculato) três vezes, enquanto o servidor responderá por peculato possivelmente cometido três vezes.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS