Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Sede própria do SAMU em Orleans: Deputado Mário Motta garante investimento de R$ 763 mil

Coordenadora da Unidade de Suporte Básico do SAMU de Orleans fala sobre a importância da emenda para a saúde pública

Por Ligado no Sul18/10/2024 09h03
Foto-Arquivo/SAMU

O deputado estadual Mário Motta (PSD) divulgou a lista dos projetos contemplados pelo edital de Emendas Participativas. Foram 403 projetos inscritos, dos quais 63 instituições foram selecionadas para receber os recursos. Entre os contemplados, está o município de Orleans, que teve dois projetos aprovados, um deles é a a construção da sede própria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), um investimento de aproximadamente R$ 763 mil. O recurso já foi garantido pelo deputado.

O prefeito de Orleans, Jorge Koch (MDB), também sinalizou positivamente sobre a doação de um terreno para a construção da sede. O local escolhido fica no bairro Bussolo, atrás do Centro de Apoio ao Turista (CAT), facilitando o acesso para as ambulâncias.

Sobre o projeto, o Jornal da Guarujá conversou com Karla Pickler Cunha, coordenadora da Unidade de Suporte Básico do SAMU de Orleans. Karla explicou que a equipe participou do edital submetendo um projeto para a construção de uma base descentralizada. “O deputado Mário Motta utiliza um sistema online em seu site, onde fornece várias informações sobre os editais e como preenchê-los. Já tentamos antes, mas não conseguimos a emenda. No ano passado, decidimos que era hora de pedir a emenda novamente. É uma questão de saúde pública, e esse projeto era fundamental”, afirmou.

Ela destacou que a proposta foi elaborada com cuidado. “Desenvolvemos o projeto com nosso técnico e ficamos cerca de 20 dias trabalhando nele. Precisávamos convencer o deputado e todos que avaliam que era um projeto viável e importante para a comunidade e para a equipe do SAMU. Foi uma alegria enorme receber a notícia de que fomos selecionados!”

A nova base terá 276 metros quadrados e contará com áreas de estacionamento, centro de material de esterilização, almoxarifado, setor administrativo, além de espaços dedicados à limpeza e desinfecção dos materiais e guarda de medicamentos. “Essa base própria é vital porque precisamos seguir todos os parâmetros da vigilância sanitária, garantindo a excelência no cuidado com os materiais e equipamentos”, ressaltou Karla.

“Com a nova base, podemos acomodar os serviços do SAMU de maneira mais eficiente. O Ministério da Saúde incentiva que cada unidade tenha sua base, o que também melhora o suporte financeiro”, acrescentou.

Sobre os próximos passos, Karla informou que o trâmite burocrático já está em andamento. “A verba deve chegar à conta da prefeitura até metade do próximo ano. O prefeito Jorge já havia disponibilizado o terreno, e isso é fundamental para darmos continuidade ao projeto”.

“Estamos otimistas com essa nova fase para o SAMU em Orleans. Com o apoio da gestão municipal, esperamos que a construção avance rapidamente, beneficiando toda a população da região. A nova gestão também já está sensibilizada da importância dessa base”, finalizou Karla.

Confira entrevista completa

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS