“Tem poder quem age”. Por Vanessa Perin
Ano novo para todos e promessa de “vida nova” para muitos, porém, seus resultados continuarão iguais se você não fizer diferente. Por isso, o clichê “tem poder quem age” faz tanto sentido.
Se na sua lista de metas/desejos para 2023 está “falar melhor”, leia este texto até o final, pois ele foi escrito para você.
O ato de se comunicar está relacionado diretamente a duas palavras: transmissão e contato; e, a bem da verdade, o mundo dos negócios está cada vez mais cruel com aqueles que se recusam a se comunicar.
Quando preferimos nos “fechar” e não trocar ideias, fechamos também “as portas e as janelas” para as pessoas, perdendo oportunidades de expansão, descoberta e crescimento. Podemos ficar estagnados, defasados, obsoletos e até mesmo deslocados, como se fôssemos um “peixe fora d’água”.
Não estou falando apenas da sobrevivência da espécie, mas também de empregabilidade, de redes de contato (o famoso network) e de fechamento de negócios.
Se você quer ter sucesso no trabalho e nos negócios, comece a se comunicar com as pessoas: saia do “casulo”, fale, converse, escreva e “dê espaço” para que as pessoas também se conectem a você.
Já parou para pensar no significado da palavra “comunicação”?
Se ainda não pensou, eu vou guiar você: “comumicação” é a junção dos vocábulos “comum + ação”, ou seja “ação comum”. Em outras palavras: todo o esforço daquele que se comunica tem como objetivo buscar algo em comum com a pessoa com quem ela está falando, a fim de provocar no ouvinte/leitor um efeito, um impacto e uma resposta. Faz sentido, não faz?
Para isso deixo, a seguir, três conselhos para você iniciar 2023 com o pé direito e, de fato, conseguir alcançar um dos seus objetivos: o de falar melhor.
1- Estude sobre comunicação.
As pessoas não compram produtos, elas compram soluções.
Aprenda a comunicar com clareza o que você vende/quais soluções entrega/de que forma você torna mais fácil a vida dos seus clientes. Observe como você se expressa ao falar sobre o seu produto/serviço, sua postura, seu tom de voz e sua persuasão.
Se quiser acelerar o processo e economizar tempo, contrate um profissional da área. Eu posso ajudá-la(o) nisso.
2- Organize seu pensamento e fale/escreva com clareza.
É importante saber como se comunicar e compreender de que maneira podemos transmitir com eficiência nosso recado às pessoas (fazer com que os outros entendam com clareza o que queremos falar).
3- Queira se comunicar. Aproveite momentos informais e converse. Puxe assunto com o caixa do supermercado, com a senhorinha que está fazendo compras, com a atendente da loja. “Querer é poder.” Lembre-se: tem poder quem age. PERMITA-SE!
Em qual dessas “etapas” você encontra mais dificuldade?
Estarei disponível hoje, no meu Instagram (@vanessaperinn), para ajudá-lo(a) a resolver essa sua dificuldade. Não hesite em me chamar. Será um prazer atendê-lo.
Até lá!
Vanessa Perin
Comunicação para negócios