Urussanga registra primeiro caso de dengue
Trata-se de um caso importado. Jovem estuda em Florianópolis, onde teria sido infectado
O município de Urussanga confirmou nesta semana, o primeiro caso positivo de dengue. No entanto, trata-se de um caso importado, que é quando a pessoa viaja para outra localidade e volta infectado. O paciente estuda em Florianópolis, e permanece em Urussanga apenas nos finais de semana. Na última vinda, apresentou sintomas, foi ao hospital, e posteriormente comprovou a infecção via exame particular.
“Mesmo tratando-se de um caso importado, é preciso atenção. O alerta quanto a dengue continua, e os sintomas não devem ser ignorados, principalmente por quem viajou para algum local com incidência de casos recentemente”, lembra a Secretária de Saúde, Ingrid Zanellato.
Segundo a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Roberta De Bettio, os cuidados devem ser frequentes para evitar possíveis locais que acumulem água e possam trazer focos para o município. “Urussanga está livre de focos, mas o cuidado deve continuar. Evite deixar água parada no quintal. Vire latas, tampe caixas d’água e garrafas, elimine qualquer ponto que possa acumular água e transformar-se em criadouro do Aedes aegypti”, destaca.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta > 38°C;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.