Vacina bivalente contra a Covid é liberada para todos os grupos prioritários em SC
A Secretaria da Saúde de Santa Catarina anunciou a liberação da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 para todos os grupos prioritários do estado.
No entanto, a pasta ressaltou que cada município é responsável por sua própria programação de vacinação e é importante verificar o andamento da imunização antes de se dirigir aos postos de vacinação.
Entre os grupos prioritários que podem se vacinar estão abrigados e trabalhadores de instituições de longa permanência, idosos com 60 anos ou mais, pacientes imunocomprometidos, população das comunidades indígenas e quilombolas, gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade.
É necessário ter 12 anos ou mais para receber a vacina.
A decisão da secretaria segue a recomendação do Ministério da Saúde de não esperar a conclusão de uma fase de vacinação para iniciar outra. A vacina bivalente da Pfizer tem se mostrado segura e eficaz na prevenção da Covid-19, e a ampliação da vacinação é vista como um importante passo para o controle da pandemia no estado.