Você comunica mesmo antes de emitir uma palavra. Por Giovana Pedroso
- O poder da comunicação não-verbal não pode ser subestimado. Fique atento a gestos, postura e imagem pessoal
Já ouviu falar sobre a fórmula 7-38-55? Ela é resultado de dois estudos conduzidos por Albert Mehrabian e outros pesquisadores em 1967, na Universidade da Califórnia. Ela explica que 7% da comunicação é transmitida pelas palavras, 38% pelo tom de voz e 55% pela linguagem corporal.
Além de ter sido realizado há mais de cinquenta anos, o estudo é equivocamente interpretado. O resultado dele só vale para a comunicação de emoções e atitudes. Não quer dizer que se você tiver uma postura confiante e um tom de voz macio, comunicará uma mensagem de maneira eficaz. Com isso claro, dá pra avançarmos.
Ainda que não deva ser levado ao pé da letra, o estudo suscita uma preocupação que incontáveis vezes passa despercebida por muitos profissionais: a comunicação não verbal. Esta é a dimensão comunicacional que engloba nossos gestos, postura, roupas e até mesmo a distância espacial entre as pessoas.
O assunto rende alguns artigos, mas pra começo de conversa é preciso entender o básico. Ao falar em público, a sua postura deve ser natural, sem ombros muito caídos ou muito empinados. Pés afastados até no máximo na largura dos ombros para trazer estabilidade e o olhar deve ser direcionado ao olhar do seu público. Não gesticule demais, mas também não coloque as mãos nos bolsos ou para trás e esqueça-as. Use as mãos para fazer gestos marcados em trechos importantes da sua fala, ou para sincronizar, também conhecido como espelhar, sutilmente os gestos do seu interlocutor.
Ao sentar-se numa sala de reuniões, olhe para todos e cuidado para não ficar de costas.
Por fim, ao pensar em se vestir, atente-se a detalhes como roupas bem limpas e passadas, sapatos conservados, perfume sem exageros, unhas e cabelos limpos e cortados. Óbvio? Pode parecer, mas é um óbvio por vezes esquecido e pouco atrelado à mensagem que comunicamos antes de sequer abrir a boca para falar.