Com 277 delegados, Trump é declarado vencedor das eleições presidenciais nos EUA
Donald Trump venceu Kamala Harris e garantiu seu retorno à presidência dos Estados Unidos. Com 277 delegados no Colégio Eleitoral, Trump ultrapassou a marca de 270 necessária para a vitória. Ele obteve 71.177.549 votos (51% do total), enquanto Harris somou 66.236.958 votos (47,5%).
Diferente do Brasil , nos Estados Unidos, as eleições são indiretas. O eleitor vai às urnas e vota nos delegados que integrarão o Colégio Eleitoral. E quem escolhe o presidente é o Colégio Eleitoral de cada estado. Cada estado dos EUA tem uma quantidade de delegados proporcional à sua população, o que significa que estados maiores, com mais habitantes, possuem mais delegados.
A vitória de Trump foi confirmada após ele conquistar estados decisivos, como Wisconsin, Texas, Flórida, Iowa, Ohio, Kentucky, Carolina do Norte, Geórgia, Pensilvânia e Wisconsin. Logo após o resultado parcial, Trump se declarou vencedor em um discurso para seus apoiadores na Flórida, destacando suas vitórias em três dos sete estados-chave.
Kamala Harris, por sua vez, conquistou estados como Califórnia, Nova York, Illinois, Massachusetts, Maryland e Virgínia, mas não conseguiu reverter a vantagem republicana.
Trump foi empossado para o cargo de presidente em 20 de janeiro de 2017 e presidiu até 20 de janeiro de 2021. Após concorrer a um segundo mandato nas eleições de 2020, foi derrotado por Joe Biden. Agora, retorna à Casa Branca para seu segundo mandato.