Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Conclave para eleger o novo Papa começa no dia 7 de maio

Por Ligado no Sul28/04/2025 14h00
Foto/Wikipédia

O conclave que escolherá o novo Papa terá início no dia 7 de maio. A informação foi divulgada pelo Vaticano nesta segunda-feira (28), após a quinta Congregação Geral, uma reunião dos cardeais presentes em Roma, que definiu a data para o início do processo de eleição do novo líder da Igreja Católica. O conclave será realizado na Capela Sistina, no Vaticano, que ficará fechada aos fiéis durante esse período.

De acordo com as regras da constituição Universi Dominici Gregis, de 1996, o conclave deve começar entre 15 e 20 dias após a morte do Papa. Isso significa que, considerando a morte do Papa entre 6 e 11 de maio, o processo de sucessão segue esse prazo. Antes de iniciar o conclave, deve ser celebrada a Novemdiales, uma série de nove missas em homenagem ao Papa falecido, realizadas diariamente até o dia 4 de maio.

No início do conclave, os cardeais se reúnem na Basílica de São Pedro para celebrar a missa “pro eligendo Romano Pontifice” (“para a eleição do Romano Pontífice”). Ao todo, 135 cardeais votarão para escolher o novo Papa. Desses, 108 foram escolhidos pelo Papa Francisco, 22 pelo Papa Bento XVI e 5 pelo Papa João Paulo II.

Cardeais brasileiros que participarão do conclave

  • Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília
  • Cardeal João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília
  • Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo
  • Cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
  • Cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador
  • Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro
  • Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus

Para ser eleito, um cardeal precisa obter dois terços dos votos dos cardeais presentes. Isso significa que, para ser escolhido, o novo Papa precisará de pelo menos 91 votos. As votações são secretas e as cédulas com as escolhas dos cardeais são queimadas após a contagem.

Até quatro votações podem ser realizadas por dia, com duas pela manhã e duas à tarde. Caso, após o terceiro dia de conclave, não haja um novo Papa eleito, será feita uma pausa de 24 horas para orações. Se, após mais sete votações, ainda não houver um eleito, outra pausa de 24 horas poderá ser convocada.

Quando um cardeal for escolhido, ele será perguntado formalmente se aceita o cargo. Se aceitar, ele escolherá um novo nome papal. Em seguida, será levado à “Sala das Lágrimas”, onde vestirá as vestes papais.

Por fim, o novo Papa será anunciado aos fiéis na Praça de São Pedro e se apresentará na sacada da Basílica. É nesse momento que será proclamado o famoso “Habemus Papam” (“Temos um Papa”).

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS