Após 24 anos, Santa Catarina elege prefeitos das três maiores cidades no primeiro turno
Nesse domingo, 6 de outubro, os catarinenses foram às urnas para eleger os 295 prefeitos e seus vices, além de 2.912 vereadores. Com um total de mais de 1.600 candidatos disputando os cargos de prefeito e vice e quase 18 mil postulantes ao cargo de vereador, a expectativa era alta em todo o estado.
Às 21h06, a Justiça Eleitoral anunciou a conclusão da totalização dos votos em Santa Catarina. Um expressivo índice de 78,29% do eleitorado compareceu às mais de 17 mil sessões eleitorais, resultando em uma abstenção de 21,71%. A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), afirmou que o primeiro turno transcorreu com normalidade e destacou a ausência de segundo turno nas cidades com mais de 200 mil eleitores — Florianópolis, Joinville e Blumenau — onde os prefeitos foram definidos já nesse domingo.
Maria do Rocio atribuiu o sucesso do pleito ao planejamento eficaz do TRE. “A votação do dia de hoje transcorreu na mais absoluta tranquilidade, com poucas filas nos locais de votação e a votação foi 100% eletrônica, sem a necessidade de substituição de urnas eletrônicas por cédulas de papel”, afirmou a presidente.
Quanto a incidentes, foram registrados quase 400 ocorrências eleitorais pela Justiça Eleitoral, enquanto as forças de segurança contabilizaram 37 ocorrências policiais. O vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto Civinski, detalhou que, das 375 urnas com algum tipo de problema, 244 foram substituídas.
O desembargador Francisco Oliveira Neto, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, também elogiou a condução do pleito: “A avaliação destas eleições é positiva. Estamos vendo o excelente trabalho realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.”
Os resultados das eleições em algumas das principais cidades foram marcantes. Em Florianópolis, Topázio Silveira Neto, do PSD, foi reeleito com 58,49% dos votos válidos. Em Joinville, o prefeito Adriano Silva, do Partido Novo, conquistou 78,69% dos votos válidos, reafirmando sua posição na maior cidade do estado. Em Blumenau, o delegado Egídio Ferrari, do PL, foi eleito com 51,9% dos votos válidos.