Deputados estaduais criam Frente Parlamentar de apoio ao microcrédito e às microfinanças em Santa Catarina
Nove deputados estaduais catarinenses formalizaram a criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças. O evento de lançamento ocorreu no Centro Serra Convention Center, em Lages, durante o programa Alesc Itinerante, que levou a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) à região do Planalto Serrano.
A Frente Parlamentar visa promover a implementação e o fortalecimento do setor de microcrédito e microfinanças em Santa Catarina, um segmento que tem sido fundamental para apoiar microempreendedores e famílias de baixa renda. No primeiro semestre deste ano, o setor de microcrédito liberou R$ 297 milhões no Sul do Brasil, impactando diretamente a economia local e impulsionando pequenos negócios.
O coordenador da Bancada da Serra na Alesc e autor da requisição para a formação da Frente, deputado Mário Motta, destacou a importância do movimento: “A Frente é uma ação política que reúne parlamentares comprometidos com o tema. A partir de agora, realizaremos reuniões temáticas para discutir e implementar ações efetivas que ajudem no crescimento do microcrédito e das microfinanças em nosso estado.”
Isabel Baggio, presidente da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred) e do Banco da Família, reforçou a relevância da iniciativa: “É fundamental que o Estado olhe para o setor de microcrédito de forma abrangente. Precisamos de legislação específica, recursos e reconhecimento para que possamos continuar cumprindo nosso papel de fomentar o desenvolvimento de pequenos negócios, como na agricultura familiar e programas de melhoria habitacional.”
O deputado José Milton Scheffer, também membro da Frente, falou sobre os objetivos do grupo: “A Frente será um novo instrumento de apoio para criar políticas públicas e facilitar a interação entre a sociedade catarinense e os órgãos públicos, potencializando o acesso ao microcrédito e criando novas oportunidades para os pequenos negócios.”
Atualmente, 14 instituições de microcrédito operam em Santa Catarina, e a criação da Frente Parlamentar busca ampliar o apoio e a visibilidade para o setor, essencial para o desenvolvimento econômico e social do estado.