Entrevista exclusiva: Júlio Garcia assume a presidência da ALESC e garante harmonia entre os poderes – “Cada um cuida do seu poder, mas trabalhamos juntos por Santa Catarina”
Na manhã desta terça-feira (4), o deputado estadual Júlio Garcia (PSD), eleito com 37 dos 40 votos para presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), concedeu entrevista ao Jornal da Guarujá. Esta é a quarta vez que o parlamentar assume a liderança do Legislativo estadual, consolidando-se como uma das figuras mais influentes da política catarinense.
“A minha quarta eleição para a presidência da Assembleia se deve muito mais à generosidade dos meus colegas de parlamento, independentemente de partido, e à relação respeitosa que mantenho com todos eles. Num momento importante da vida pública catarinense, fui novamente eleito presidente da Assembleia. Fico muito feliz. Este é o meu último mandato como deputado estadual e encerro minha passagem pela Assembleia Legislativa na presidência da Casa. Para mim, é uma honra presidir o parlamento catarinense”, declarou.
Relação com o Executivo
Sobre a relação entre os poderes Executivo e Legislativo, Garcia reforçou o respeito e a harmonia entre as instituições. “Tenho uma relação pessoal com o governador Jorginho Mello. Fomos colegas de banco, fomos deputados juntos e temos uma relação muito forte. Ele dirige o Poder Executivo, eu, a partir de agora, dirijo o Poder Legislativo, e sabemos nos comportar à altura do que espera o cidadão catarinense. A Constituição preconiza que devemos nos relacionar com harmonia e independência, e é isso que vamos fazer. Cada um cuida do seu poder, mas, em conjunto, trabalhamos pelo melhor para Santa Catarina”, explicou.
Questionado sobre a possível candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ao governo do Estado e os impactos dessa movimentação no PSD, Garcia minimizou a questão. “Acho que não haverá ruído. Tivemos uma disputa aguerrida recentemente com Criciúma, o governador de um lado, nós de outro. Vencemos a eleição e, na semana seguinte, estive com o governador e concordamos que a eleição acabou e é página virada. Vamos olhar para frente”, pontuou.
O futuro político de Júlio Garcia
Por fim, o presidente da ALESC confirmou que este será seu último mandato na Casa e revelou sua intenção de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. “Eu decidi que não disputaria a próxima eleição para deputado estadual. Sou pré-candidato a deputado federal, salvo se o partido assim não desejar. Meu ciclo na Assembleia se encerra ao completar este mandato na presidência da Casa.”, concluiu.
Questionado sobre a possibilidade de disputar o governo do Estado, Garcia foi categórico: ” Nunca tive pretensão de ser governador. Me senti muito bem até aqui como parlamentar e, se puder, na próxima eleição, ser deputado federal, ficarei muito feliz e satisfeito. Sou uma pessoa muito racional e nunca trabalhei para isso. Acho que aqueles que desejam ser candidatos ao governo precisam abrir mão de certas coisas, e eu nunca pretendi abrir mão do que considero essencial para mim. Nunca me senti vocacionado para ser governador, sempre atuei no Legislativo e quero continuar contribuindo dentro dessa esfera. Meu foco agora é trabalhar para uma candidatura à Câmara dos Deputados e, se eleito, usar minha experiência para ajudar ainda mais Santa Catarina”, afirmou.
O deputado também ressaltou que não tem mais ambições políticas além da disputa para a Câmara. “A minha fase de vaidade e ambição já passou faz muito tempo. Não tenho essa pretensão. Acho que cada um tem que cumprir o seu papel e há espaço para todos na política. O importante é manter uma relação respeitosa, compreender as pessoas e entender suas qualidades e dificuldades. Assim, convivemos melhor na política, que é muito parecida com a vida. Quando respeitamos os outros, vivemos melhor”, finalizou.
Confira entrevista completa