Ex-prefeito de Orleans, Jorge Koch, anuncia pré-candidatura a deputado estadual pelo MDB

Nesse sábado, 29, o ex-prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo MDB para as eleições do próximo ano. O anúncio foi feito durante um encontro com lideranças do partido e apoiadores, promovido pelo deputado Volnei Weber, em São Ludgero. Durante o evento, Weber confirmou que não disputará à reeleição e declarou apoio à candidatura de Koch.
Koch é advogado graduado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e pós-graduado em segurança pública e qualidade de vida pela Unesc. Além de advogado, exerceu a profissão de delegado de polícia durante 27 anos, com 15 anos de atuação na Comarca de Orleans (1990 a 2005) e 12 anos no comando da 6ª Delegacia Regional de Polícia de Criciúma (2005 a 2016).
Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), iniciou sua trajetória política como vereador no município de Braço do Norte, de 1983 a 1989. Em Orleans, foi eleito vereador e presidente da Câmara Municipal (mandato de 2000 a 2004), chegando a ocupar o cargo de prefeito interino. Koch foi prefeito de Orleans de 2017 a 2020 e foi reeleito nas eleições de 2020.
Lideranças do MDB da região sul participaram do evento, destacando a importância de ter representantes da região na Assembleia Legislativa. O presidente estadual do MDB e atual secretário de Estado da Agricultura, Carlos Chiodini, além do deputado estadual Antidio Lunelli, reforçaram seu apoio à pré-candidatura de Koch.
Jorge Koch agora se prepara para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, onde enfrentará o atual deputado estadual Tiago Zilli, que busca a reeleição. A disputa na região sul promete ser um dos principais focos nas eleições estaduais de 2026.