Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Prefeito Fernando Cruzetta participa de encontro nacional em Brasília

Gestor avalia que evento poderia ter sido mais bem aproveitado, com discussões mais específicas e aprofundadas sobre temas essenciais aos municípios.

Por Ligado no Sul14/02/2025 12h00
Foto/Reprodução Instagram

O prefeito de Orleans, Fernando Cruzetta, esteve em Brasília nesta semana para participar do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e buscar investimentos para o município. O evento, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, reuniu gestores municipais de todo o país para debater políticas públicas, financiamento e cooperação federativa. Com o tema “A cidade que queremos está em nossas mãos”, o encontro teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura.

Além de participar das diversas atividades do encontro, Cruzetta visitou gabinetes de deputados e senadores catarinenses no Congresso Nacional. Durante as reuniões, apresentou projetos voltados para a infraestrutura da cidade e melhorias na área da saúde, com ênfase em recursos para o hospital local. Segundo ele, a recepção foi positiva e há expectativas de que os parlamentares possam interceder pela liberação dos investimentos. “Nós tivemos a possibilidade de levar os nossos pedidos e nossos projetos de infraestrutura e saúde, especialmente para o hospital. Conversamos com vários deputados e conseguimos sensibilizar sobre a necessidade e a importância desses recursos”, afirmou o prefeito.

Outro ponto abordado foi a necessidade de desburocratizar o envio de recursos federais para os municípios. “A gente pede justamente a desburocratização para a liberação dos recursos, porque muitas vezes a gente faz um pedido e, quando ele é liberado, já não é mais tão necessário e a prioridade já mudou. A morosidade na liberação dos recursos acaba prejudicando os municípios”, destacou Cruzetta.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O prefeito também enfatizou a importância da troca de experiências com outros gestores municipais e a participação em uma audiência com o ministro de Minas e Energia. “Estivemos presentes numa audiência muito importante para nossa macro região Sul, envolvendo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foi discutida a permanência da atividade do carvão de forma sustentável. Tivemos a possibilidade de, juntamente com o senador Esperidião Amin e representantes do setor, sensibilizar o ministro sobre essa necessidade”, explicou.

Embora tenha considerado a viagem produtiva, Cruzetta avaliou que as discussões no encontro foram superficiais e que faltou aprofundamento em temas essenciais para os municípios. “O evento foi muito intenso, mas muito superficial. Foram várias oficinas, mas os temas foram tratados de maneira generalizada. A necessidade de liberação de recursos foi debatida, mas percebemos que há uma burocracia muito grande que atrasa os repasses. A impressão que fica é que essa morosidade acaba sendo uma desculpa para não liberar os recursos necessários para os municípios”, analisou.

O gestor retornou a Orleans com a missão de acompanhar de perto a abertura dos programas do PAC, especialmente para captar recursos destinados à saúde e à educação. “Estamos atentos à abertura dos programas do PAC, pois precisamos de mais um posto de saúde, melhorias nas escolas e infraestrutura. Já conversamos com deputados para que possam interceder por nós quando do cadastramento dos projetos, para garantir que Orleans receba os investimentos necessários”, concluiu Cruzetta.

Apesar da agenda intensa e dos desafios apontados, o prefeito considerou a viagem positiva pelo contato direto com parlamentares e gestores de outras cidades.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS